sábado, 3 de março de 2012

DICAS DE COZINHA

 oven_fire_scaring_woman_md_wht.gif (31780 bytes)


Preparando aves

Aves recheadas devem ser costuradas. Em vez de linha, use fio dental, que é mais resistente e não rasga a pele.
As aves assadas ficam mais úmidas quando cobertas com fatias de bacon.
Frango, se descongela em temperatura ambiente. Mas se você tiver pressa, deixe-o sob um fio de água corrente.
Frangos defumados não devem ser temperados. Basta levar ao forno, cobertos com pedacinhos de manteiga, o tempo suficiente para aquecer.
Experimente esfregar a pele do frango com maionese antes de levar ao forno para assar. Terá uma pele dourada e pururuca.
O frango cora facilmente se, antes de fritá-los, você dourar com uma pitada de açúcar na gordura.
Asse o frango com maçãs dentro. Darão um sabor delicioso e deixam a carne mais úmida.
Para limpar uma galinha, lave bem os pedaços de carne e coloque-os de molho em água com duas colheres de vinagre.
O peru fica mais macio e úmido se for descongelado na geladeira, lentamente.
O descongelamento rápido faz com que o peru perca muito do seu liquido.
Enquanto assa, o peru deve ser regado constantemente com óleo ou manteiga.
O pato é uma ave muito gordurosa. Para retirar esse excesso natural, perfure a ave com um garfo e leve-a ao forno bem quente por uns 20 minutos, até que a gordura do pato escorra. Jogue fora essa gordura prepare o pato conforme a receita escolhida.
Descongele uma galinha imergindo-a em água fria com bastante sal. A salmoura remove o sangue, e a carne do peito fica branquinha.
O frango vai ficar mais saboroso se você usar tenazes para virá-lo, no fogo. Se usar vai furar a carne, perdendo o suco.
Para obter um peru mais saboroso, injete 250 gr de margarina derretida com uma seringa. Injete no peru cru, na região do peito e nas coxas, em seis ou oito pontos.
Esquente o peru de ontem numa panela com 1/4 de xícara de leite. Certifique-se de usar fogo baixo, e vire a carne, para aquecer igualmente ambos os lados. Não deixe o leite ferver.
Para virar uma ave que está sendo assada, use duas colheres de pau em vez de garfos. Assim se evita furar a pele, o que provocaria uma perda do suco e conseqüente ressecamento da carne.

Preparando batatas

Para obter batata frita crocante, descasque e deixe de molho em água com algumas gotas de vinagre. Escorra, seque e frite.
Evite a germinação de batatas colocando-as no mesmo saco que você colocou algumas maçãs.
As batatas cozidas ficam com um gostinho bom se você colocar alguns cravo-da-índia na água em que vai cozinhá-las.
Dê mais sabor ao purê de batatas acrescentando uma clara batida em neve depois de espremê-las.
As batatas em rodelas não ficam escuras se forem embrulhadas num saco plástico e guardadas num congelador.
Acrescente à massa da pizza uma batata cozida. Ela ficará mais saborosa e crocante.
A batatinha ficará crocante do jeitinho que todos gostam se, antes fritá-las você a passar na farinha de trigo.
Quando você for fazer salada de batata, corte as batatas cozidas com um cortador de ovo. Desta forma, as rodelas ficam mais uniformes e não desmancham.
Para conservar batatas cruas com a cor natural, basta guardá-las cobertas por uma camada de farinha de trigo.
Para que as batatas fiquem inteiras quando cozidas, antes de fervê-las unte-as com vinagre.
Quando as batatas estão murchas, lave-as muito bem, coloque em recipiente com água fria e ponha-as na geladeira durante algum tempo.

Servindo Bebidas

No verão experimente fazer estes refrescos

Congele suco de laranja, maçã ou abacaxi na bandeja para cubinhos de gelo. Coloque alguns cubinhos no liquidificador com o suco gelado. Bata até obter uma mistura cremosa e refrescante
Quando for fazer chá de saquinho, enfie o quadradinho de papel da ponta debaixo da xícara para evitar que caia dentro do chá.
Para conservar melhor o aroma e o sabor do café, junte um pouco de açúcar ao pó fresco antes de guardá-lo num recipiente fechado.
O café fica quente por mais tempo, se você aquecer as xícaras que vai usar para servi-lo.
É bom você se preparar para fazer deliciosos lanches nos dias mais frios. Experimente estas duas sugestões: acrescente uma colher de chá de café solúvel ao chocolate e veja como ela fica delicioso, servido bem quente. Se você preferir chá, junte um pedaço de casca de laranja à chaleira, antes de servi-lo: ele vai ficar delicioso e com um aroma bem diferente.
Se você gosta de chá bem forte, acrescente uma colher de açúcar na água antes de levantar fervura: o açúcar ajuda a dar mais cor e sabor ao chá.
Acrescente ao chá-mate ou qualquer outro chá de que você goste umas folhinhas de hortelã. Deixe esfriar e leve à geladeira. A bebida ganha um sabor diferente e mata a sede facilmente.
Você sabia que mesmo uma garrafa aberta de cerveja pode-se conservar fresca? Feche bem a garrafa e vire de cabeça para baixo na geladeira. Este truque vale para qualquer bebida.
Para deixar o suco de uva mais saboroso, experimente acrescentar um pouco de canela em pó e suco de limão: eles dão um gosto e um cheiro todo especial.
Se quiser gelar a bebida mais depressa, enrole a garrafa num guardanapo com algumas pedras de gelo e guarde no congelador. A cerveja que não for guardada na geladeira deve ficar longe da luz.
Para ajustar a rolha a uma garrafa, mergulhe a rolha em água fervente. Enquanto molhada diminuirá de tamanho, e ao secar voltará ao diâmetro natural.
Dê um toque especial aos aperitivos, sucos e refrigerantes, colocando algumas pedras de gelo com sabor azedinho de limão. Quando você colocar a água nas bandejas que formam gelo no congelador, adicione uma parte de limão para cada parte de água. Você pode fazer a mesma coisa com suco de laranja ou groselha.
Mantenha o jarro de suco fresco sem que fique aguado com o gelo derretido, colocando dentro dele um saquinho de gelo, muito bem fechado.
0 suco de laranja de lata ficará com o sabor da fruta fresca se acrescentar a ele o suco de duas laranjas frescas.
No verão não dá vontade de fazer outra coisa: uma sombra gostosa, um bom papo e bebida bem gelada, geladissima. Melhor ainda, com um toque de sofisticação. No lugar de gelo, use frutas congeladas. Faça o seguinte: escolha frutas miudinhas (uva, ameixa, etc) e deixe no congelador até que se transformem em pedrinhas de gelo. Na hora de servir a bebida, coloque-as no copo. Além de darem um toque bonito e diferente, não deixam a bebida aguada quando começarem a descongelar.
Acrescentando um pouco de cenoura ao suco de laranja, fará com seu suco se torne mais saboroso e com mais Vitaminas.
Por possuir o poder de aliviar a boca seca é interessante acrescentar umas gotas de limão à garrafa de água que você costuma deixar na geladeira para se refrescar, isto dará um toque especial á sua água.

Preparando Biscoitos

A massa de biscoitos feita só com amido de milho é mais delicada
e desmancha na boca.
Para abrir e moldar a massa de biscoito, você pode polvilhar a mesa ou o
mármore com amido de milho.
Guardar algumas fatias de pão na lata , junto com biscoitinhos macios,
não deixa que eles amoleçam.
Quando cortar biscoitos com forminhas ou cortadores apropriados, ou mesmo com a borda de um cálice, faça-o com a massa, sobre um guardanapo polvilhado de farinha de trigo. Isto evita que percam a forma ao serem passados para o tabuleiro de assar.

Preparando Bolos

Para os bolos e os biscoitos ficarem mais saborosos, acrescente sempre à massa algumas gotas de essência de baunilha ou suco de limão.
A fim de evitar que o bolo se esfarele ao ser cortado, proceda à operação com uma faca afiada aquecida em água fervente.
Quando você quiser escrever uma mensagem com glacê sobre o bolo, utilize primeiro um palito para delinear a sua mensagem, depois coloque o glacê num recipiente plástico de mostarda ou maionese e esprema sobre a marca que fez com o palito.
Para facilitar seu trabalho quando for encher um saco de confeitar, coloque-o com o bico para baixo num copo alto; assim você pode enchê-lo sem derramar e com mais facilidade.
O bolo de fubá fica bem mais saboroso e fofinho se você substituir parte do leite por coalhada ou iogurte natural.
Ao retirar o bolo do forno, cubra-o imediatamente com um pano seco, Isso evitará que ele tome vento e conseqüentemente murche.
O bolo velho pode ficar novo, se mergulhado em leite frio e assado em forno médio. Para mantê-lo bom por mais tempo, é só embrulhar com toalha úmida e guardar em lugar fresco.
Caso o palito seja pequeno para testar o ponto do bolo, use um espaguete.
Quando você for cortar um bolo, corte primeiro duas fatias e comece sempre pela melhor fatia.
Você vai fazer um bolo e a manteiga está dura e gelada. A solução é esta: rale a manteiga numa vasilha aquecida no fogo. Fica mais fácil de fazer a massa.
Quando você estiver fazendo bolo, meça primeiro, na xícara, os ingredientes secos, e depois os molhados; assim não é preciso lavar a xícara a toda hora
Para evitar que a massa de bolo derrame da forma quando crescer, você deve colocar um fio de macarrão daquele grosso, furadinho, na mistura. Assim o vapor pode sair e a massa não ultrapassa a forma.
Para evitar manchinhas brancas em bolos de chocolate, salpique a assadeira untada com chocolate em pó em vez de farinha de trigo, antes de colocar a massa para assar.
Você pode substituir o leite por leite talhado quando preparar o creme de maizena para rechear bolos, tortas, etc. Você não desperdiça o leite e fica muito gostoso.
Se sua receita de bolo exige óleo, e você notar que não tem mais, pode substituir por uma quantidade igual de maionese.
Fazer um bolo em forma de coração pode ser mais fácil do que se imagina. Basta assar uma parte da massa em forma quadrada e outra em forma redonda. Divida o bolo redondo em dois e coloque cada parte em uma das faces do quadrado. Se você não tem paciência de esperar o bolo esfriar para deformá-lo, faça o seguinte: assim que tirá-lo do forno, coloque em forma sobre um pano úmido e deixe apenas uns cinco minutinhos para então desinformar.
É fácil cortar um bolo ao meio, use fio dental, ele é mais higiênico do que linha de costura, e não arrebenta. Segure firme as pontas da linha, uma em cada mão, e passe pelo bolo. Assim ele fica dividido uniformemente. (Colaboração de Virgínia Amorim)
Para tornar o creme de confeiteiro leve e bem macio, engrosse com amido de milho no lugar da farinha e leve à batedeira depois de pronto, na posição de pá, em velocidade média. Bata o creme até esfriar. Depois passe-o por uma peneira bem fina de metal tipo chinois. Ela retira qualquer grumo que pode ter ficado no creme.
Não tem fermento para colocar no bolo? A solução é usar 1/2 colher de sopa de Sal de Fruta (equivale a uma de fermento).
Quer saber se o fermento para bolo está bom?
Coloque água quente num copo e acrescente uma colher de chá de fermento.
Se a água borbulhar bastante, o fermento está ok.

Preparando Carnes

Aquelas tirinhas que sobram na hora de fazer bifes ou picadinhos dão uma boa sopa se misturadas com legumes. Também podem ser úteis ao preparar um molho de tomates
Sobras de bifes e de carnes ensopadas podem ser moídas para fazer croquetes. Basta misturar um ovo, farinha de rosca, cebola picada, outros temperos e fritar em bolinhas.
Outra forma de usar sobras de carnes já cozidas é desfiá-las, misturar com maionese e cenoura ralada, e fazer deliciosos sanduíches.
Com as chamadas carnes de segunda, faça-as ensopadas na panela de pressão, com um pouco de molho de tomate. São também ideais para moer.
Se você congelou a carne, ela vai soltar uma "água" vermelha ao ser descongelada. Não jogue fora esse líquido, pois ele contém proteínas importantes para o organismo. Aproveite-o no molho da própria carne.
Para preparar rosbifes, acrescente sal no meio do cozimento. Isso porque o sal faz sair o suco e o sangue da carne, tornando-a seca e dura. Depois de pronta, embrulhe-a em papel alumínio, evitando assim que fique assada nas pontas e crua no meio.
Picadinho para ficar macio, deve ser feito assim: frite os pedaços de carne aos poucos. Se você colocar na panela um volume grande de carne e os pedaços ficarem uns junto dos outros, acabam cozinhando (e endurecendo) em vez de dourar.
Verifique se o filé está no ponto pressionando o centro da carne com o dedo indicador. Se não resistir a pressão, a carne está mal passada. Se resistir um pouco, é porque o filé está no ponto. Mas se a carne resistir muito à pressão, é sinal que está bem passada.
As gorduras retiradas da carne podem ser derretidas numa panela quente e usadas em frituras ou refogados, substituindo o óleo ou a margarina.
Para substituir o ovo na preparação para a milanesa, fazer uma mistura de leite, farinha de trigo e passar na farinha de rosca.
Para amolecer carne refogada ou ensopada, coloque dentro da panela uma colherinha (café) de fermento em pó.
Para amolecer a carne, junte um pouco de conhaque, caso ela seja assada. Para as cozidas, acrescente vinagre ao caldo.
Para que a casca do bife a milanesa não desgrude, ponha uma rolha no óleo da fritura e só retire após os bifes estarem fritos.
Adicione um pouco de fécula de batata à massa de carne para que o bolo possa ser cortado com facilidade, sem despencar.
Os hambúrgueres ficam mais saborosos se você acrescentar algumas alcaparras em seu tempero habitual.
Um bolo de carne moída fica mais gostoso quando se mói a carne com um pouco de toucinho defumado.
Quando você for temperar carne de vitela, evite colocar pimenta, pois este tempero deixa a carne amarga.
Para que as lingüiças não arrebentem na hora da fritura, faça o seguinte: lave bem as lingüiças, enxugue-as, e depois fure cada uma com um garfo para retirar toda a água. Assim que estiverem bem secas pode fritá-las.
Não leve à mesa uma carne dura. Se ela estiver assim, junte um pouquinho de vinagre e de conhaque ao caldo e deixe cozinhar por mais alguns minutos. Ela ficará super macia.
A carne fica muito mais apetitosa quando tem uma aparência bonita e dourada. Quando quiser carne assada, lagarto por exemplo, queime um pouco de açúcar na gordura, antes de refogá-la. Isso deixa o assado bem dourado.
Quando estiver fritando a carne moída, mexa sempre com a colher para não formar gomos.
Para que a carne com molho fique bem branda, coloque durante o cozimento uma rolha grande bem limpa.
Ao fritar tirinhas de bacon, passe antes no leite e depois na farinha de trigo.
Isso evita que a gordura espirre ou que elas encolham muito.
Os torresmos ficarão mais sequinhos se antes de fritá-los colocarmos 1 colher (sopa) de vinagre.
Se o fígado de boi for comprado pela manhã, para ser servido apenas à noite, deixe-os de molho no leite. É a melhor maneira de conservá-los frescos.
Para eliminar o cheiro da dobradinha, é só cozinhá-la junto com uma laranja ácida
cortada ao meio, com a casca.
Os vidros com tampas rosqueadas muitas vezes dão trabalho na hora de abrir. Existem várias maneiras de resolver este problema. Uma delas é fazer um pequeno furo na tampa: com a entrada do ar, a tampa gira mais fácil. Pode-se também mergulhar a tampa em água quente, que também ajuda.
Para que a massa de pastel fique mais fácil de abrir, use leite em vez de água, manteiga em vez de banha e uma gema no lugar de um ovo inteiro.
Para substituir o ovo batido nos empanados à milanesa, leve ao fogo um pouco de maizena e água e prepare uma creme ralo.
Bolinhos de carne macios e crocantes, você pode obter com uma massa resultante de aproveitamento de sobras de purê de batatas, um ovo, um pouco de queijo ralado e farinha de amido.
Amacie peças grandes de carne esfregando-a com vinagre e óleo de oliva. Deixe em repouso por duas horas antes de levar ao forno.
Para fatiar mais facilmente, deixe um assado descansar 10 ou 15 minutos depois de retirar do forno.
Ao assar uma carne, adicione uma xícara de água à forma antes de colocá-la no forno. A água absorverá parte da fumaça e gordura.
Quando for grelhar carne, não salgue a carne antes de colocá-la na panela ou grelha. É melhor adicionar o sal após a formação de uma superfície tostada. O sal adicionado à carne fresca desidrata-a, deixando-a ressecada.
Para preparar carne de sol (seca), cozinhe-a no leite. Ela ficará bem mais macia.

Carne de Porco com Segurança

Uma providência que certamente protegerá a saúde de seus familiares diz respeito ao preparo de carne de porco em água, sal e limão. Jogue a água fora. A carne de porco (principalmente aquela de porcos criados em sítios sem higiene, ao deus-dará) costuma ter um verme que pode atingir o homem. Como nunca se sabe a procedência da carne de porco, não será demais tomar essas providências.

Cebola

Ao descascar uma cebola, experimente colocar um palito de fósforo (apagado) entre os dentes. O enxofre da cabeça do palito absorverá os gases da cebola, que provocam as lágrimas. Um outro truque é colocar uma bolinha de miolo de pão na ponta da faca com que estiver cortando as cebolas.
Quando se usa apenas a metade de uma cebola, a outra parte nem sempre pode ser aproveitada, pois resseca facilmente. Evite que isto aconteça, passando um pouco de manteiga na parte em que a cebola foi cortada.
Antes que a cebola leve você as lágrimas, faça com que ela perca o cheiro forte. Sem retirar a casca escalde-a em água fervendo, espere dois minutos e descasque-as embaixo da torneira de água fria. Se sobrar algum pedaço que não foi usado, passe óleo ou manteiga no lugar em que foi cortada e guarde num pirex, com a parte untada para baixo.
Para que você não chore enquanto descasca a cebola, basta mergulhá-la por alguns minutos em água bem quente. Isso também facilitará o trabalho de descascá-la.
Ao descascar cebola, para não chorar, vá molhando a faca em água corrente enquanto corta a cebola.
(Colaboração - José Carlos A. Campos)
Para dar um bom paladar às cebolas, experimente mergulhá-las durante 20 minutos, antes de cozinhar, numa vasilha com água quente e sal.
O chá de casca de cebola, aconselha-se para quando nós estamos roucos, que temos dificuldade em falar.

Poder da Cebola

Devem ser incluídas na alimentação diária para prevenir tosses e resfriados.
Estimulam a circulação do sangue e das membranas mucosas.
Ajudam a diminuir a pressão sangüínea.
Purificam o sangue e aliviam as dores renais.
Estimulam a memória, reforçam os nervos, o coração e as glândulas.

Antes de comprar a cebola, verifique

Escolha os bulbos com cuidado, sem apertá-los ou jogá-los na banca de exposição. Prefira bulbos firmes, com casca seca e pescoço seco e cicatrizado. Entre bulbos de mesmo tamanho escolha os mais pesados. Evite bulbos brotados, com feridas, áreas amolecidas e mofo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário