COMO FAZER MOSAICO SOBRE VASO DE PLASTICO
Estes vasos de plástico são aqueles pretos bem comuns, que encontramos em supermercados e floriculturas.
Realmente, é muito desperdício jogá-los fora. Por que não reutilizá-los, deixando-os lindos, para enfeitarmos nossas casas?
Então, vamos transformá-los?
Vamos usar azulejos para esse projeto. Separe as cores que preferir e também a torques e o silicone. |
Com a torquês sem roldanas, cortei muitos cacos de azulejos, em diversos formatos. Eu queria fazer um mosaico bem colorido, então escolhi várias cores fortes e a cor branca, para dar um contraste.
Adoro tudo com branco junto!
|
Para colar os cacos, utilizei silicone, pois, com a aplicação de cola, os azulejos escorregariam.
Se você não tiver silicone, pode fazer uma mistura de rejunte e cola.
|
No começo, achei meio estranho, pois o vaso de plástico é flexível, e as superfícies nas quais trabalho são sempre rígidas. Logo me acostumei.
Lembre-se sempre de passar silicone em uma pequena área, e logo colar os cacos, pois este material seca rápido. Não exagere no silicone, para que não fique tudo melecado. Ele deve apenas colar os cacos, mas nunca sobrar.
Sempre faço as bordas primeiro, para otimizar meu trabalho. É mais fácil preencher o centro depois, do que deixar a borda para o final, que precisa ser mais precisa.
Comecei pela borda superior. Enquanto ela secava e eu não podia virar o vaso, comecei a
borda inferior. |
Notem que todos os cacos ficam alinhados com as linhas inicial e final do vaso. Eles não podem ultrapassar estas linhas, pois o trabalho ficará mal acabado, se isto acontecer. O trabalho deve seguir o contorno do vaso.
Conforme for colando os cacos, pressione-os levemente, para obter um trabalho nivelado. A pior coisa em um mosaico é um resultado final cheio de pontas. Se houver algum caco levantado, pressione-o, para que ele fique no nível.
Não se preocupe em colocar um caco grudado no outro. Deixe um pequeno espaço entre eles, que será preenchido com o rejunte.
|
Como o vaso é de plástico, no começo o trabalho fica molengo. Parece que nada está colado direito. Eu, ansiosa como sou, achei super estranho, mas logo os cacos fixaram, e eu fiquei aliviada.
Quando acabar o mosaico, espere secar de um dia para o outro.
Você vai rejuntar o vaso, |
e também as bordas de baixo. |
Limpe o rejunte, esperar secar bem, remova todo o excesso de rejunte, e, finalmente, passe verniz acrílico. |
DICA: que aprendi errando
O primeiro vaso que fiz foi rejuntado apenas com rejunte preparado com água. Como o material do vaso, o plástico, é maleável, muitas partes onde apliquei rejunte racharam. O rejunte se mexeu, entendem?
No segundo vaso, apliquei a mistura rejunte+cola+água. A cola se adapta à flexibilidade do vaso, pois ela também é maleável. É simples: prepare o rejunte misturando um pouco de água e um pouco de cola. Não deixe a mistura muito mole. Mesmo assim, o trabalho deve ser feito com cuidado, devagar.
É mais difícil limpar esta mistura de rejunte com cola, e esta tarefa deve ser feita logo depois da aplicação, para que a cola não seque e seja muito trabalhoso retirá-la.
Se você ainda assim notar alguma rachadura, aplique massa acrílica para corrigi-la.
Olhem que lindo depois de limpo e envernizado. Você diria que é de plástico? |
Plante suas flores normalmente. Eu coloquei umas pedrinhas para dar um charme. |
Creio que o trabalho com pastilhas de vidro nestes vasos também fique bem bonito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário