terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Fotos melhores com o celular


Cinco dicas para tirar fotos de maior qualidade com a câmera do seu telefone

Gif de celular

Os telefones com câmera, ao que tudo indica, estão dominando o mundo. Até alguns modelos básicos têm câmeras acopladas, e os telefones mais sofisticados podem capturar imagens de 2 megapixels e até mesmo gravar vídeo. Na Ásia, os telefones de 5 e 6 megapixels já estão disponíveis, o que significa que é só uma questão de tempo até que apareçam nos Estados Unidos e no Brasil.
Tiraremos, em breve, todas as fotos com uma câmera de um telefone celular? Provavelmente não. A qualidade da imagem ainda é baixa, o que quer dizer que a tendência é usarmos o telefone para as cenas casuais, despretensiosas e do dia-a-dia. Mesmo assim, há maneiras de melhorar a qualidade de fotos capturadas pelo celular.
1. Procure luz
Quase sem exceção, as câmeras de celular precisam de luz – e muita. Você sempre conseguirá melhores fotos quando tirá-las ao meio dia ao ar livre. Se você estiver sob a sombra, em um ambiente fechado ou fotografando à noite, você terá imagens confusas e escuras. Nessas situações, mude sua câmera para o modo Low Light (pouca luz) ou Night (noite). Não se deixe levar pelo nome. Mesmo que o nome do modo seja Night, você deve usá-lo sempre que estiver em ambiente interno ou na sombra. 
Alguns telefones com câmera incluem um flash. Não aumente suas expectativas: os atuais flashes destas câmeras são fracos e até nas melhores situações iluminam a cena de forma irregular. Os futuros telefones com câmera devem utilizar flashes LED mais eficientes para melhorar os resultados consideravelmente. Mas, por ora, é melhor contar com a ajuda do sol.
2. Chegue perto
Não apenas a câmera de seu telefone deve carecer de zoom como sua distância focal provavelmente não seja tão ampla. Esta é uma combinação ruim se você estiver tentando focar em uma só pessoa ou se quiser incluir pequenos detalhes na foto. Você talvez possa conseguir isso se mantiver a uma distância de aproximadamente 60 centímetros do objeto antes de atingir a distância mínima em que câmera capture uma imagem nítida, e os melhores resultados sairão se você ficar pertinho deste limite.   
3. Segure firme mesmo
Muitos telefones com câmera estão, de alguma forma, suscetíveis a tremidas. Você saberá se o seu também está se as fotos saírem manchadas. Existem duas razões possíveis para isso acontecer. Primeiro, a câmera provavelmente tem uma velocidade de obturador baixa, o que significa que qualquer movimento ficará evidente na foto. O manchado (blur) ficará bem forte se o telefone estiver no modo Night.
Segundo, muitos telefones com câmera demoram muito para fazer o registro fotográfico – você aperta o botão e o registro demora um segundo ou mais, o que é uma eternidade no tempo fotográfico. Aí você pode começar a mexer no telefone, achando que a foto já foi tirada. A solução é segurar o telefone o mais firme possível, apertar o botão e o segurar por vários segundos. Esse procedimento assegurará que a foto seja gravada antes que você comece a mexer o aparelho. 
4. Evite comprimir as imagens
Comprimir as fotos na câmera do celular é ainda pior do que fazer o mesmo em uma câmera digital comum. Isto acontece porque as imagens são muito menores. Com apenas um megapixel para se trabalhar, qualquer parte de informação visual é importante. O resultado: imagens comprimidas de baixa resolução são piores do que as comprimidas em alta resolução. Em vez de comprimir as imagens em baixa, mande-as por e-mail ou as transfira para um computador para liberar espaço no seu telefone. Se o telefone tem um slot correspondente, guarde as fotos em um cartão de memória. 
5. Trate as fotos depois
Se puder transferir as fotos do seu celular para um computador, você pode tratá-las. As câmeras de telefone são notórias por capturar imagens com falta de saturação de cor e contraste e até com cantos escuros. Programas como o software da VicMan, o Mobile Phone Enhancer (19,95 dólares), podem ajudar nestes casos e melhorar as fotos da sua câmera do celular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário