segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

COMO FAZER LENÇOL COM ELÁSTICO


COMPREI LENÇOIS PRA CAMA DO MEU FILHO E ELES NAO ENCAIXAM DIREITO NO COLCHAO. VOU TER QUE RECORTA-LOS PRA VER SE ELES PRENDEM NO COLCHAO, POIS FICARAM MUITO GRANDES.
AINDA BEM QUE ACHEI O PAP DE COMO FAZER....KKKK
ESTE PAP FOI EITO PELA JOANA DO http://agulhaspinceisemais.blogspot.com.br
"Eu nunca fiz curso de costura, mas já fiz muitos lençóis, então vou mostrar como eu faço. Para as medidas depende do tamanho do colchão, eu fiz este com medida padrão de cama de casal, quem for fazer considerar as medidas de cada colchão. O ideal é fazer um desenho como eu fiz que não corre risco de errar. 
Para um colchão de casal tamanho padrão, 140 de largura 190 de comprimento e 22 de altura, vão ser necessários 260 de tecido para o comprimento e 210 para a largura, ou seja, a somatória de comprimento e largura mais as laterais do colchão, mais a parte de dobrar por baixo, mais bainha. Neste caso fica assim:
Comprimento do colchão 190
Laterais do colchão (2x22) 44
Para a dobra + bainha (2x13) 26
Total 260
Largura do colchão 140
Laterais do colchão (2x22) 44
Para a dobra + bainha (2x13) 26
Total 210 
Medir as partes que formarão os cantos e cortar, conforme o pontilhado. Unir pontos a e b e passar a costura fechando o canto. 
Medir a partir de cada um dos cantos 40 cm e costurar o elástico colocado no lado do avesso do tecido, com ponto zig zag.


Para que o elástico fique todo na mesma densidade eu faço assim: Marco com o dedo mais ou menos a metade da chapinha da máquina, seguro o elástico e estico até o fim da chapinha, daí passo o zig zag e ele fica todo por igual. No final do elástico quando completar os 40 cm do tecido, fazer um cerzido para ele ficar bem preso. Não vai aparecer porque vai ficar por dentro da bainha. 

A seguir fazer a bainha. Quando chegar na parte da bainha com o elástico, costurar com o tecido esticado para não quebrar a linha quando for vestir o colchão, ou se preferir, nessa parte usar zig zag. Não vai aparecer porque fica embaixo do colchão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário