sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Pontos diferentes de bordado à mão
NÓS SIMPLES
Use-os para dar textura ou, agrupados sobre uma figura, para formar um recheio compacto. Observe que, quanto mais grossa a linha, maiores serão os nós.
NÓS IMITANDO CORDÃOZINHO DE OURO
Podem ser usados soltos ou agrupados em forma de flor. A agulha não deve ser muito grossa, para facilitar a passagem da agu-lha pela espiral de linha.

Retire a agulha pelo direito, coloque-a a pouca distância e retire-a no mesmo lugar em que sai a linha. Enrole várias vezes a linha ao redor da agulha e retire-a, deixando atrás a espiral. Segure a espiral de linha sobre o tecido, com o polegar esquerdo, retire da linha em sentido contrário para que a espiral fique reta e volte a enfiar a agulha no mesmo lugar.
PONTO DE HASTE

Este ponto é usado para fazer contornos e detalhes lineares. De acordo com o ângulo de incli-nação dos pontos, as linhas ficarão mais grossas ou mais finas. É particularmente útil para bordar flores.

O ponto de haste é trabalhado de baixo para cima com um simples movimento para a frente e para trás ao longo de uma fileira, mantendo sempre a linha à direita da agulha. Modificando apenas a inclinação da agulha, você pode variar a espessura de uma fileira.
1- Retire a agulha pelo direito do tecido e segure a linha com o polegar esquerdo, para que fique tensa. Dê duas ou três voltas com a linha ao redor da agulha e tensione as voltas.
2- Sem deixar de segurar a linha com o polegar esquerdo, gire a agulha e introduza-a no tecido, pelo buraco de saída original, para retirá-Ia de novo a pouca distância do mesmo, passando agulha e linha entre as voltas da linha.
Para fazer este girassol, foram usados pontos de nós no centro, ponto cheio nas pétalas, ponto cheio encontrado nas folhas e ponto de haste no cabo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário