domingo, 22 de julho de 2012

DIA DO CANTOR LIRICO - 22 DE JULHO
me_ve_59.gif (13393 bytes)
Dicas para prevenir problemas
Como você sabe que sua voz não está saudável?
Você está com a voz rouca ou sente um arranhão na garganta?
Você não consegue alcançar as notas agudas quando está cantando?
A sua voz de repente ficou mais grave?
Você sente dor de garganta?
Você sente dificuldade em falar?
Você fica limpando a garganta constantemente (pigarro)?
Se você respondeu "sim" para qualquer uma das perguntas acima, você pode estar com problemas vocais. Se você for um profissional da voz, deve procurar um médico otorrinolaringologista, especialista em doenças e problemas do ouvido, nariz e garganta. Este especialista poderá diagnosticar as causas do seu problema vocal. O profissional que pode lhe ajudar a re-educar a sua fala e melhorar o uso da voz a fim de evitar o abuso vocal é o fonoaudiólogo.
Quais são as causas mais frequentes para problemas da voz?
As causas dos problemas vocais podem incluir infecções respiratórias, inflamações causadas pelo refluxo ácido, abuso e uso inadequado da voz, nódulos vocais ou pólipos e calos vocais, câncer de laringe, doenças neuromusculares (disfonia espasmódica ou paralisia das cordas vocais), e condições psicogênicas causadas por traumas psicológicos. Tenha em mente que a maioria destes problemas são reversíveis e podem ser tratados com sucesso quando diagnosticados cedo.
Dicas para prevenir esses problemas:
Aqui estão algumas dicas do National Institute on Deafness and Other Communication Disorders para prevenir problemas vocais. Estas dicas servem para todos aqueles profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, dentre eles os cantores, atores, professores, locutores de rádio, dubladores, operadores de telefone, operadores da bolsa de valores, repórteres e apresentadores de televisão, advogados, políticos, líderes religiosos, vendedores, médicos, enfermeiras, etc.
Limite a quantidade de bebidas que contêm alcool ou cafeína, pois esses são diuréticos e fazem seu corpo perder líquido. Esta perda de fluido por sua vez causa ressecamento das cordas vocais. O alcool também irrita a membrana mucosa da garganta.
Beba bastante água. Seis a oito copos de água por dia são recomendáveis.
Não fume e evite ser fumante passivo. O fumo pode desenvolver câncer nas cordas vocais
Pratique uma boa técnica de respiração quando estiver cantando ou falando. É importante apoiar a voz com uma respiração profunda (diafragmática). Cantores e oradores geralmente aprendem exercícios para melhorar o controle da respiração. Falar pela garganta, sem um apoio da respiração, provoca um esforço muito grande das cordas vocais.
Evite comidas apimentadas. Essas comidas fazem com que o ácido do estômago suba para a garganta ou para o esôfago (refluxo).
Tente não abusar da sua voz. Evite falar ou cantar quando apresentar rouquidão.
Lave suas mãos com frequência para evitar gripes e resfriados.
Inclua grãos, frutas e vegetais em sua dieta. Esses alimentos contêm vitaminas A, E, e C. Eles também ajudam a manter saudáveis a membrana mucosa que reveste a garganta.
Não segure o aparelho telefônico com a cabeça. Segurar o telefone entre a cabeça e o ombro por um período prolongado pode causar tensão muscular no pescoço.
Exercite-se regularmente. Exercícios aumentam a resistência e o tônus muscular. Isto ajuda a manter uma boa postura e uma boa respiração, necessários para uma boa produção vocal.
Tenha sempre bastante horas de sono. A fadiga física tem um efeito negativo na voz.
Evite falar em lugares muito barulhentos. Tentar falar em um nível acima do barulho causa fadiga das cordas vocais.
Evite anti-sépticos bucais que contenham álcool ou produtos químicos que irritem a garganta. Para fazer gargarejo, use uma solução de água e sal.
Evite anti-sépticos bucais para tratar de problemas de mal hálito. A halitose (mal hálito) pode ser o resulto de problemas que o anti-séptico bucal não pode curar, como infecções nas narinas, fossas nasais, amígdalas, gengivas, pulmões ou até mesmo como o refluxo gástrico.
Considere o uso de microfone. Em ambientes relativamente estáticos como áreas de exibição, salas de ginástica ou salas de aula o uso de um microfone leve e um sistema de amplificação pode ajudar muito.
Considere a possibilidade de fazer terapia vocal. Um fonoaudiólogo experiente em tratar problemas da voz pode instruir e oferecer técnicas adequadas para o uso saudável da voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário