sábado, 2 de junho de 2012

A ARTE DE FOTOGRAFAR


Modo Manual – Parte 3


Neste post entenderemos um pouco sobre a APERTURA.
O termo aperture, em inglês, é o “buraco” localizado dentro da câmera (tire uma foto de si mesmo e observe o movimento de se abrir e fechar da lente). Também conhecido como DIAFRAGMA, é formado por seis lâminas de metal que, ao se abrir no momento do clique, controla o volume de luz que entra na câmera.
No modo manual, é possível decidir qual o tamanho da apertura que iremos conferir à foto. E isto significa determinar a PROFUNDIDADE DE CAMPO da imagem. Mas o que é isto?
Profundidade de campo é a porção da foto que está nítida, ou em foco. Assim, uma foto pode estar com foco perfeito do primeiro plano ao fundo, ou ter somente um de seus elementos em foco (em destaque), e o resto “borrado”, ou fora de foco. É justamente a escolha da sua apertura, representada pelo valor de f, que irá determinar a profundidade de campo da sua foto. Compare:
f/22: tudo está em foco, ou nítido. Valor alto de f = alta profundidade de campo.
f/22: tudo está em foco, ou nítido. Alto valor de f = alta profundidade de campo.
f/2.8: isolamos a flor que queremos destacar e o fundo aparece borrado. Baixo valor de f = baixa profundidade de campo.
f/2.8: isolamos a flor que queremos destacar e o fundo aparece borrado. Baixo valor de f = baixa profundidade de campo.
Assim, atenção: quanto menor o valor de f – 1.4, 2, 2.8 ou 4 (dependendo da sua lente) - mais aberto o diafragma está, ou seja, maior o volume de luz que entra na câmera e, portanto, menor será a profundidade de campo (um objeto em foco e o resto borrado).
Inversamente, quanto maior o valor de f – 16, 22 ou até 32 - menor a apertura, ou seja, menos luz entrando na sua câmera e, portanto, maior a profundidade de campo (tudo estará em foco).
Existem casos em que a profundidade de campo não é uma preocupação, como quando não há necessidade de mostrar diferenciação entre um plano e outro porque tudo está na mesma distância focal. Neste caso, f/8 e f/11 são ideais, pois oferecem uma exposição mais nítida e um ótimo contraste.
Retratos tirados contra uma parede são um exemplo para se usar f/8 ou f/11, pois tudo na cena está na mesma distância focal.
Retratos tirados contra uma parede são um exemplo para se usar f/8 ou f/11, pois tudo na cena está na mesma distância focal.
Em geral, a escala dos valores de f é a seguinte:
2.8 – 4 – 5.6 – 8 – 11 – 16 – 22
 Ao aumentar 1 f/stop, ou seja, de 2.8 para 4, por exemplo, dobramos a quantidade de luz que entra na câmera. Ao diminuirmos 1 f/stop, reduzimos pela metade este volume.
A maioria das câmeras hoje em dia oferece não só full stops, como o exemplo acima, mas também 1/3 de stops, por exemplo:
4 – 4.5 – 5 – 5.6
Parece confuso, mas com a prática você pega o jeito. Pegue a sua câmera e experimente tirar a mesma foto com diferentes valores de f, tendo em mente os conceitos vistos aqui. Pense na sua foto criativamente e determine sua profundidade de campo. Esta escolha é pessoal e depende do que você deseja expressar com a sua imagem.
 No próximo post, veremos o conceito de VELOCIDADE, ou shutter speed. Até lá!

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