segunda-feira, 7 de maio de 2012

DESENHO - PASSO-A-PASSO CAVALOS


Hachuras

Para uma aceleração no processo de aprendizado no desenho, nada é mais eficiente do que a prática de pequenos exercícios.
Através dos exercícios, consolidamos e aprimoramos a técnica. Reconheço que exercícios são chatos. Concordo com isso.
O divertido é desenhar, mas se quisermos aprender a desenhar de verdade, precisamos pagar o preço.
Para entender sobre hachuras, não há forma melhor do que praticá-las através de exercícios. Assim, quando fizer sua aplicação nos desenhos,  terá grata satisfação com os resultados.

ETAPAS


Hachuras são linhas paralelas ou paralelas e cruzadas que aplicamos em um desenho. São pequenos risquinhos (ou não tão pequenos), como vemos ao lado.
Por intermédio das hachuras, você conseguirá dois efeitos importantes nos seus desenhos.
- identificar pontos de sombra e
- destacar volumes.
Esses aspectos precisam ser sempre lembrados quando você aplicar as hachuras, para que não sejam exagerados nem ausentes.


Embora se mostrem como simples traços, é preciso saber como fazê-los.
Veja os exemplos ao lado.
No primeiro caso você deve manter a mesma pressão do lápis ou caneta até o final. No segundo, você pressiona mais no começo e alivia a pressão no final.
A primeira hachura indica uma sombra constante, enquanto a outra mostra uma graduação de luz surgindo. O segundo tipo é o mais utilizado.



Veja agora um exemplo com linhas duplas.
Embora as duas hachuras sejam realizadas com linhas cruzadas, a primeira é desinteressante (a), enquanto a segunda (b), produz um efeito muito mais elegante.


Vamos aprender e praticar alguns efeitos de hachuras.
Para criar as hachuras do lado, pressione o lápis no início e alivie a pressão no final. No exercício (b), faça riscos menores após ter riscado os mais longos. Isso aumentará o efeito de degradê.



Para fazer a próxima hachura, risque linhas paralelas (a) e depois risque por cima linhas paralelas um pouco inclinadas em relação as linhas anteriores (b).  O resultado deve ficar como mostrado em (c).




Não faça um "X", como mostrado em (b). Senão terá como resultado algo como mostrado no exemplo (a) ao lado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário