domingo, 29 de abril de 2012

RECEITAS TAILANDESA

Culinária Tailandesa

Tailândia é um paraíso para os amantes da boa cozinha.
Todo o país é um território de aromas e sabores que cativam aos mais exigente dos goumerts. A riqueza de ingredientes, a criatividade gastronômica, delicadeza na apresentação e a boa qualidade dos adereços.
Fazem da cozinha tailandesa uma das mais exóticas e ricas de todo o oriente.
A base da gastronomia são os molhos preparados com vários ingredientes, como pimentas, massa de caranguejo, alho e espécies. Alguns desempenham um papel específico, como por exemplo, o molho de peixe (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal.
Outros se utilizam para ressaltar sabores, como o molho de ostras fermentadas ou para equilibrar os sabores, como a que incorpora o leite de coco.
O arroz é um dos pratos que nunca faltam na comida.
Preparar-se de diversas formas: fervido, frito ou na sopa. Na zona do norte o arroz é mais gelatinoso e se conhece como o "arroz pegajoso".
O café da manhã tipicamente thai, conhecido como khowtom de clara influência chinesa, é muito consistente. Geralmente se compõe de arroz com frango, porco, camarões e alho, acompanhado de um ovo frito e pepinos em conserva. Com este desjejum o café não é necessário para despertar o corpo. Mas não é motivo para alarmar-se já que na maioria dos hotéis se costuma servir o desjejum ao estilo americano.
A hora de almoçar a comida é mais leve e geralmente consiste em só um prato de arroz frito, talharins, algum sanduíche frio ou verdura.
A refeição mais importante do dia é o jantar. Nela concentram-se em quantidade, variedade e sabor dos melhores pratos tailandeses.
Se compõe de arroz, sopa, peixe ou frango, preparado de diversas formas, saladas, hortaliças, molho, sobremesa ou fruta. É muito abundante. Prove o Khao Mangal, um frango cozido ao vapor acompanhado de gengibre. Recomendamos o sukijakithai, uma especialidade thai a base de diversas classes de carne e peixe, empanado em ovo e acompanhados de verduras e massa feita com farinha de arroz. Todos os ingrediente se preparam e cozinham numa panela a vista dos comensais. Se prefere algo mais picante o Neuayum, uma mescla condimentada de carne moída com salada. Geralmente é acompanhada de Pad Thai, macarrão cabelo de anjo fritos com brotos de sementes.
Para pratos preparados com curry existem para todos os paladares, tente o Kaeng Kari Kai; um prato de frango com curry muito suave ao estilo indiano ou, o Kaeng Kainaw Kai, preparado com bambu. Para bocas mais forte o Kaeng Phet Kai; um curry thai muito picante com frango. Nos numerosos portos de rua poderá degustar o Salapau, pãezinhos de levedura recheados de carne de porco ou o Khanon Djieb recheados de lagosta. Este últimos se molham num molho de soja antes de levá-los a boca.
Na região do norte preparam o Larp, um prato muito característico feito a base de fígado, porco ou pato e hortaliças.
Os pratos desta zona costumam ser preparados de maneira mais suave e menos elaborada, enquanto que a cozinha da região sul, tem sua base nos peixes e nos frutos do mar, é mais picante.
Para terminar, uma boa sobremesa o Kanon. Prove o Kluay Buat Chii, banana com leite de coco, o Sangka yaa, natilhas de coco ou o Maw Kaeng, natilhas preparadas a base de ovo. E se ainda pode, uma boa fruta. Não Terá nenhum problema para escolher já que tem todas as classes.
Ademais dos ricos sabores, surpreenderá a delicadeza e a arte com que apresentam a maioria dos pratos.
Nunca faltaria os arranjos florais na mesa, nem as frutas ou verduras moldadas baixo caprichosas formas. Quando um vai ao comedor, abre-se um arco-íris de cores e sabores que cativam ao mais exigente.
Em Tailândia encontrará comida de outros países.
A mais comum é a comida china, mas também existem restaurantes que servem comida própria de Filipinas, Índia, Coréia, Malásia e também ocidental.
Bebidas
Quanto a bebidas o mais comum são os sucos de frutas, que pode-se degustar nos diversos lugares que se encontram. Não deixe de provar o de manga, coco verde, cana de açúcar, guánabano, goiaba ou papaia. Por outro lado, nos restaurante é muito freqüente o café gelado. Quanto a água, o melhor é beber água mineral.
Em Tailândia encontrará a maioria de licores e bebidas espirituosas. Quanto a cerveja as mais conhecidas são a Shinga e a Kloster.
Restaurantes em Bangkok
*Seafood Market Restautante, 388 Sukhumvit Road. O lugar é um verdadeiro espetáculo. Aqui cada um compra o peixe ou o fruto do mar, paga no caixa e entra no restaurante onde preparam ao gosto. No final paga-se o serviço e a preparação.
*Yok Yor, Um restaurante flutuante sobre o rio Chao Phraya. Aqui encontrará comida thais, japonesa, china e ocidental.
*Tumpnakthai, O restaurante maior do mundo. Os garçons utilizam patins para servir e para mover de um lugar a outro. Se surpreenderá da boa maneira.
*Golden Dragon, para comida china, o Charlys, para comidas ocidentais é o Royal Índia.
Restaurantes em Chiang Mai
*Si Phen, perto do Wat Phra Singh. Especialmente thais. Aberto somente de 9 as 17 h.
*Riverside Bar, Charoenrat Road No, 200. Excelente comida, ademais de contar com uma atmosfera muito especial. Na hora do jantar tem música ao vivo.
*Si Donchai Phochana, em Si Donchai Road. É famoso pela habilidade de seus cozinheiros para preparar qualquer prato tailandês ou chino.
Restaurante em Phuket
*Raan Jee Nguat, cozinha regional é a especialidade da região.
*Mae Porn, com um ambiente simples e acolhedor. Aqui pode-se desfrutar dos sucos mais saborosos de Tailândia e de uma boa comida regional e ocidental.

RECEITAS

Camarão Oriental com Limão

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de limão (raspas)
2 colheres (sopa) de óleo de amendoim
2 colheres (sopa) de amido de milho
4 colheres (sopa) de sumo de limão
2 colheres (sopa) de molho de soja
1 colher (chá) de açúcar
2 xícaras de cogumelos frescos
1 xícara de cebola
1 xícara de água
1 embalagem de feijão verde
½ cubo de caldo de galinha
½ quilo de camarão
pimenta preta
2 talos de aipo
arroz cozido
Modo de Preparar
Descongelar os camarões, se for o caso, e secar bem. Descascar e retirar a tripa. Preparar o molho: misturar água, o amido de milho, o molho de soja, o açúcar, o cubo de caldo de galinha desfeito, as raspas e o sumo de limão, a pimenta, mexer bem e reservar. Levar uma frigideira grande de ir à mesa aquecer em fogo forte, e juntar uma colher (sopa) de óleo. Juntar os cogumelos laminados, o aipo grosseiramente picado e o pimento verde cortado em tiras muito finas, deixando fritar por 3 minutos. Juntar a cebola ou chalota às rodelas finas e deixar fritar por mais 1 minuto. Retirar os vegetais da frigideira e reservar. Colocar o restante óleo na frigideira, esperar aquecer e juntar metade dos camarões. Deixar fritar durante 3 minutos, mexendo sempre. Retirar os camarões e repetir a operação com os camarões restantes. Juntar todos os camarões à volta da frigideira, deixando o centro livre. Colocar o centro o molho, mexendo até engrossar e formar bolhas de ar. Juntar os vegetais e o feijão verde. Mexer para misturar os legumes com o molho, com cuidado, para que os camarões se mantenham nas bordas e não se misturem com os restantes ingredientes. Deixar cozinhar por mais 2 minutos e servir na própria frigideira. Acompanhar com o arroz.

Caril de Frango

Ingredientes
3 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de caril
sementes de cardamomo
400 ml de leite de coco
100 gramas de presunto
250 gramas de tomate
100 ml de natas
1 maçã reineta
2 dentes de alho
canela (em pó)
1 cebola
1 frango
1 limão
açafrão
louro
macis
pimenta
sal
tomilho
Modo de Preparar
Picar a cebola e dourar na margarina. Juntar o frango, cortado em pedaços, o presunto cortado em bocadinhos e a maçã ralada. Polvilhar com um pouco de tomilho, uma pitada de cardamomo, canela, macis, os dentes de alho esmagados, louro, açafrão e caril. Misturar tudo e juntar o tomate pelado e esmagado. Regar com o leite de coco e deixar cozinhar durante 40 minutos. Temperar com sal e pimenta. No último momento adicionar um pouco de sumo de limão e as natas.

Caril de Lulas

Ingredientes
1 cubo de caldo de carne
1 e ½ quilos de lulas
100 ml de água
1 frasco de caril
250 ml de leite
piripiri
sal
Modo de Preparar
Amanhar as lulas e cortar em rodelas. Numa panela juntar o conteúdo do frasco de caril indiano com as lulas. Acrescentar o cubo de caldo de carne dissolvido em água. Deixar ferver durante 15 minutos e em seguida juntar o leite, tampar e deixar cozinhar em fogo brando até que as lulas estejam tenras. Se necessário acrescentar um pouco mais de leite durante a cozedura. Acertar o sal e picante a gosto. Servir acompanhado com arroz branco.

Curry Thai

Ingredientes
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvido num pouco d’água
1 colher (sopa) rasa de curry em pó
2 colheres (chá) de açúcar mascavo
½ xícara (chá) de aspargos em pedaços de 3 cm
½ xícara (chá) de leite de coco
½ xícara (chá) de shoyu
½ xícara (chá) de salsão
4 kani-kamas desfiados e coentro para decorar
100 gramas de filé de coxa de frango
100 gramas de camarão médio limpo
1 maçã descascada em cubinhos
1 pitada de glutamato de sódio
1 pimentão vermelho em tiras
1 cebola roxa em fatias finas
1 dente de alho bem picado
½ litro de caldo de galinha
Modo de Preparar
Fazer o pré-preparo cortando: o salsão em fatias, o pepino em tiras, a cebola em fatias; picar o alho; descascar e cortar a maçã em cubinhos; e cortar o filé de coxa de frango em cubos. Ferver o caldo de galinha e colocar os cubinhos de frango para cozinhar em fogo alto. Quando o frango estiver bem cozido e o caldo reduzido a 1/3, acrescentar todos os ingredientes salvo o amido de milho. Mexer muito bem e continue cozinhando por alguns minutos. Retirar a panela do fogo e acrescentar o amido de milho aos poucos e sem parar de mexer para não empelotar. Voltar a panela ao fogo e deixar engrossar, mexendo sempre. Corrijir o sal, caso necessário, e retirar do fogo. Decoare com o kani e um pouco de coentro por cima.

Gaeng Keow Wan Gai

Ingredientes
¼ xícara de manjericão desfolhado pequeno
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 cenoura cozida, cortada em rodelas bem finas
2/3 vidro de leite de coco (vidro de 200 ml)
60 ml de nam pla (caldo de peixe tailandes)
500 gramas de peito de frango em tiras
6 folhas de limão
Curry verde
Modo de Preparar
Colocar o leite de côco e o curry verde na panela e deixar ferver. Pode colocar um pouco de água para deixar o leite de côco mais fino, assim ele não seca facilmente. Acrescentar o frango, o nam pla e o açúcar. Cozinhar no fogo baixo. Acrescentar as cascas de limão e engrossar o molho com um pouco de amido de milho. Adicionar a cenoura picada e o manjericão. Retirar as cascas de limão e servir bem quente.
Dicas
Nam pla é um fermentado de peixes tailandês. Para substituir preparar com 1 dente de alho amassado, 20 gramas de anchovas salgadas, 1 colher (sopa) de açúcar mascavo e 2 xícaras de agua. Levar ao fogo até ferver, apagar o fogo e deixar repousar por 3 horas, coar e utilizar, guardando o que resta na geladeira para outro uso.
Caril ou curry tailandês
Existem muitos tipos de caris tailandeses. Eles são diferentes do caril indiano conhecido no Brasil. Geralmente são pastas e são designados pela cor. Eles são feitos com ervas, especiarias, pimentas, raízes, alho, cebola, pasta de camarão e sal.

Leite-Creme Tailandês

Ingredientes
½ colher (chá) de extrato de jasmim
1 xícara de leite de coco
1 xícara (chá) de açúcar
6 ovos
Modo de Preparar
Misturar os ovos, o leite de coco, o açúcar e o extrato de jasmim. Bater tudo com um garfo durante 2 minutos. Em uma panela de vapor, aquecer uma forma com cerca de 23 cm. Colocar a mistura dos ovos nas formas. Tampar a panela de vapor e deixar cozinhar durante aproximadamente 30 minutos. Deixar esfriar e, depois, cortar em pedaços.

Marinada Asiática

Ingredientes
2 colheres (sopa) de óleo de sésamo
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de gengibre
1 colher (sopa) de alho
¼ xícara de molho de soja
pimenta preta
1 echalota
Modo de Preparar
Picar a echalota, o alho e ralar o gengibre. Misturar todos os ingredientes numa tigela e juntar a peça a marinar. Cobrir totalmente a tigela e levar a geladeira durante, pelo menos por 6 horas. Mexer ocasionalmente (indicado para carnes vermelhas, brancas, peixe e vegetais).

Marinada para Satay (espetadas)

Ingredientes
1 e ½ colher (sopa) de nampla (molho de peixe)
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
½ colher (chá) de coentros (sementes)
2 colheres (sopa) de leite de coco
1 colher (sopa) de limão (sumo)
½ colher (sopa) de pimenta preta
1 colher (sopa) de pimenta rosa
½ colher (sopa) de curcuma
1 colher (chá) de cominhos
Modo de Preparar
Moer todas as pimentas, as sementes, a curcuma e os cominhos, no caso de não usar os ingredientes em pó. Num recipiente misturar todos os ingredientes. Juntar a carne cortada em cubos (para espetada) e deixar a marinar durante 3 horas (quantidade para 750 gramas de carne).

Molho Agridoce

Ingredientes
1 e ½ (sopa) colher de farinho amido de milho
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
¼ xícara de açúcar mascavado
¼ xícara de ketchup
1 xícara de água
4 lichias
Modo de Preparar
Ferver a água numa panela pequena. Juntar o vinagre e deixar voltar a ferver. Juntar o ketchup, misturar bem e acrescentar o açúcar. Misturar e deixar cozinhar durante 3 a 4 minutos em fogo médio. Misturar o amido de milho com 2 colheres (sopa) de água e juntar ao molho. Deixar ferver durante mais 1 minuto. Juntar as lichias picadas e deixar ferver durante alguns minutos.

Morango Picante

Ingredientes
½ xícara de açúcar granulado
2 pimentas vermelhas sem as sementes
1 caixa de morangos
Modo de Preparar
Lavar muito bem os morangos sem tirar os cabinhos. Polvilhar com o açúcar e as pimentas cortadas bem fininhas. Deixar macerar na geladeira. Servir em uma linda taça transparente de cristal ou vidro.

Pastéis de Porco com Molho de Gengibre e Soja

Ingredientes
5 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (sopa) de óleo de sésamo
8 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres de sopa de gengibre
2 colheres (sopa) de água
1 xícara de cebola
1 embalagem de massa de crepe chinês
250 gramas de couve chinesa
½ quilo de porco (picado)
Modo de Preparar
Preparar os pastéis: descascar, lavar e picar finamente a cebola e ralar o gengibre descascado. Cortar a couve em juliana fina. Numa tigela grande juntar a carne de porco grosseiramente picada, a cebola, 3 colheres (sopa) de molho de soja, o óleo de sésamo e 1 colher (sopa) de gengibre ralado. Misturar bem, para que os temperos penetrem na carne. Juntar em seguida a couve e mexer bem até que a mistura fique bastante homogénea. No centro de cada uma das folhas da massa de crepe pequenas colocar uma porção de recheio. Molhar as pontas do crepe com um pouco de água e dobre o crepe, de modo a que o resultado seja uma meia lua. Achatar o centro do crepe, de maneira a que este fique com uma base pela qual se consiga manter na vertical. Dobrar cada uma das pontas do crepe para dentro, formando um triângulo que se mantém de pé. Colocar os crepes numa travessa forrada com papel vegetal culinário untado com manteiga ou margarina, suficientemente afastados uns dos outros. Pode cozinhar os pastéis numa panela anti-aderente (com uma colher (sopa) de óleo no fundo) dispondo tantos pastéis quantos couberem no fundo. Colocar por cima ½ xícara de água fria, tampar e deixar cozinhar em fogo brando durante 10 minutos, até a água evaporar e os pastéis estejam dourados e estaladiços.
Molho
Numa tigela pequena juntar as restantes 5 colheres (sopa) de molho de soja, as 2 colheres (sopa) de água, a restante colher (sopa) de gengibre ralado (que mergulhou durante uns minutos em água gelada e que depois escorreu com a ajuda de um filtro de papel) e as 5 colheres (sopa) de vinagre balsâmico. Mexer muito bem e servir. Os pastéis (quentes) devem ser mergulhados neste molho. Acompanhe com arroz chau-chau.

Pla Muk Tod

Ingredientes
1 colher (sopa) de alho picado bem fino (batido com faca)
1 colher (sopa) de amido de milho diluído em água
1 colher (chá) de pasta de pimenta
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
3 colheres de suco de tamarindo
2 colheres (sopa) de nan pla
3 talos grandes de salsão
1 quilo de lula em anéis
8 cogumelos shitake
Modo de Preparar
Cortar a lula em anéis, o salsão em torinhas de 1 cm e o shitake em tiras, retirando o talo central (se o shitake for seco e não fresco, deixar em imersão em água fria pelo menos 2 horas antes). Com um pouco de óleo, dourar o alho picado, acrescentar a llula até cozinhar (mais ou menos 2 minutos), depois a pasta de pimenta, o nan pla, o suco de tamarindo e o açúcar mascavo. Imediatamente, acrescentar o salsão e o cogumelo shitake. Mexer até o salsão e o shitake cozinharem e adicionar a água de amido de milho para engrossar o molho. Acompanha arroz de jasmim cozido no vapor ou só na água sem temperos ou óleo.

Salada de Frutas Tailandesa

Ingredientes
½ abacaxi descascado, cortado em rodelas, sem a parte dura e cortado novamente em 4 partes.
2 mangas verdes Tommy ou Haden, descascadas e cortadas em talhinas
3 kiwis descascados e cortados em rodelas
12 morangos grandes cortados ao meio
100 gramas de açúcar refinado
2 pimentas dedo-de-moça
Modo de Preparar
Cortar as pimentas em tiras compridas e retirar as sementes. Cortar as duas metades o mais fino possível. Colocar a pimenta cortada sobre um papel absorvente para tirar o excesso de suco. Misturar a pimenta ao açúcar, até o açúcar ficar cor de rosa. Com as frutas já cortadas, colocar dois pedaços de cada fruta nas bordas de um prato de sobremesa (individual) e o açúcar de pimenta no centro. Para servir, basta passar a fruta no açúcar de pimenta.

Salada de Mamão Verde com Abacaxi

Ingredientes
1 colher (sobremesa) de curry em pó
1 colher (chá) de molho de peixe
1 xícara de abacaxi em calda escorrido
1 xícara de maionese
1 pimenta vermelha dedo de moça cortada ao meio, sem sementes e repicada
200 gramas de peito de peru defumado, ou carne, ou frutos do mar
100 gramas de nozes picadas
1 mamão papaia verde
1 maço de salsão
Para decorar
½ xícara (chá) de tomate cereja
Abacaxi sem a polpa com a coroa, usada como vasilha natural
1 pé de alface crespa
nozes em metades
Modo de Preparar
Descascar e cortar o mamão no sentido do comprimento e retirar as sementes. Cortar em cubos pequenos, obtendo uma xícara. Cortar o peito em cubos do mesmo tamanho que cortou o mamão. Cortar as folhas do salsão, retirar os fios da base e picar os talos. Numa tigela, misturar o mamão, o peito de peru, o salsão, o abacaxi escorrido e as nozes picadas. Reservar. Misturar a maionese com o curry e adicionar à salada reservada mexendo, delicadamente, e levar à geladeira por 1 hora, aproximadamente. Forrar a saladeira com a alface, ou usar o abacaxi para servir. Colocar a salada e decorar com os tomates cortados em quatro, nozes em metades e pimenta vermelha salpicada. Flores de pimenta também enfeitam de maneira perfeita e delicada essa salada.

Salada de Papaia

Ingredientes
2 colheres (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de sumo de limão
1 colher (sopa) de pinhões
1 colher (sopa) de açúcar
Modo de Preparar
Descascar as papaias, cortar ao meio, retirar as sementes e cortar amiudadamente. Raspar as cenouras, cortar em rodelas finas e depois, cortar em flor, usando um cortador apropriado. Colocar em água bem fria. Descascar e esmagar o dente de alho. Retirar as sementes às pimentas malaguetas e picar. Cortar os alhos franceses em tiras fininhas e os tomates aos quartos. Fritar os pinhões. Colocar os ingredientes numa saladeiras, dispondo-os artisticamente, de acordo com as suas cores. Numa taça, misturar o açúcar com o sumo de limão e o molho de soja, deixando o açúcar dissolver por completo. Colocar este molho sobre a salada e decorar com folhas frescas de coentros.

Conheça mais sobre os ingredientes utilizados na culinária tailandesa:
Galangal
Raiz muito parecida com o gengibre. Tem sabor e textura mais suaves e é utilizada em sopas e caris.
Galangal
Galangal
Manjericão doce
Da mesma família do manjericão, muito comum na Tailândia, usado em pratos temperados com caril.
Manjericão doce
Manjericão doce
Molho de peixe (Nam Pla)
Usado em muitos pratos, é o sabor característico da cozinha local. É feito de peixes ou frutos do mar fermentados.
Molho de peixe (Nam Pla)
Molho de peixe (Nam Pla)
Leite de coco
Quase todos os pratos de caril são preparados à base de leite de coco.
Leite de coco
Leite de coco
Folhas de limão kaffir
Folhas de um tipo de limão que tem a casca bem grossa e rugosa. Utilizadas em muitas receitas tailandesas.
Folhas de limão kaffir
Folhas de limão kaffir
Polpa de tamarindo
Muito usado em pratos salgados tem um toque de acidez bastante interessante.
T amarindo
T amarindo
Arroz Jasmim
Espécie aromática com um sabor bastante agradável. Tradicionalmente é cozido sem sal.
Arroz Jasmim
Arroz Jasmim
Caril ou curry tailandês
Geralmente são pastas e são designados pela cor. Eles são feitos com ervas, especiarias, pimentas, raízes, alho, cebola, pasta de camarão e sal.
Caril curry, geralmente são designados pela cor
Caril curry, geralmente são designados pela cor

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário