DICAS DE COZINHA
Embalar alimentos em sacos plásticos traz vantagens
Economiza recipientes, lugar no freezer e é super prático na hora de descongelar, basta rasgar o plástico e por o alimento na panela.Para congelar caldos em geral (sopas, feijão) é só esperá-los esfriar, colocar o saco dentro de uma vasilha para fixar o formato, despejar o líquido, fechar com fita adesiva e levar ao freezer. Depois que congelar, tire o saco da vasilha. Pronto! Seus potes estarão livres para outras finalidades, e seu freezer, todo organizado com os pacotinhos de caldo enfileirados lado a lado.
Os tomates não podem ser congelados inteiros, apenas na forma de molho. Uma boa idéia é batê-los no liquidificador, com ou sem casca, cozinhar por cerca de 10 minutos e temperar com um pouco de sal e uma pitada de açúcar.
Escolha legumes ou verduras em bom estado, tire as folhas ou talos estragados, lave ou escalde e mantenha na geladeira até a hora de preparar. O tempo de duração no freezer varia de 8 a 12 meses. Faça o congelamento aberto, e depois guarde na embalagem definitiva.
Docinhos de festa
Você pode sim congelar qualquer docinho de festas. E o tempo de congelamento é mais ou menos o mesmo que outros alimentos, até 6 meses. E para descongelar, tire do freezer umas 8 horas antes de degustá-los em tempo de calor. Você pode congelar num pote plástico um em cima do outro colocado de uma maneira delicada, fechar com a tampa e colocar no freezer.Realização do branqueamento
Leve ao fogo uma panela contendo água para cobrir aproximadamente 500g de vegetais. Quando a água estiver fervendo coloque no seu interior uma peneira contendo o vegetal já limpo. Evite cortar o vegetal em pedaços muito pequenos para que ele não perca muitas Vitaminas. Quando a água recomeçar a ferver, contar o tempo prescrito para o branqueamento. Retire a peneira e mergulhe-a em uma bacia contendo água fria e pedras de gelo, para que o resfriamento ocorra rapidamente. Escorra os vegetais, seque-os o mais possível e embale extraindo o ar. Rotule.Congele ao Natural
couve- mineira, milho em espiga, mandioca, pimentão, salsa, cebola.É Preciso Escaldar
1 minuto: ervilha torta, espinafre,mandioquinha, milho em espiga,
mostarda, nabo, pimentão, vagem
2 minutos: abóbora, abobrinha, almeirão,
alcachofra, batata doce, berinjela, beterraba
3 minutos: aipo, cenoura, couve-flor,
ervilha fresca, salsão
4 minutos: : cenoura,couve-de-bruxelas
Para escaldar:
Coloque mais ou menos 300 g de vegetais no cesto de arame e mergulhe numa panela com água fervendo. Quando a água começar a ferver de novo, tire o cesto e mergulhe imediamente em água gelada. Escorra, coloque num saco plástico, retire o ar e feche.
Para congelar o milho na espiga, retire as folhas e os cabelos, lave bem as espigas usando uma escova macia e faça o pré-cozimento em 3 a 4 minutos em água fervente, 6 minutos no vapor, ou 4 a 5 minutos no microondas, numa vasilha com água. Em seguida, faça o resfriamento, colocando o milho em água gelada pelo dobro do tempo que foi gasto no pré-cozimento. Seque com papel absorvente, coloque em saco plástico e congele. Para congelar somente os grãos, retire-os da espiga com uma faca afiada, faça o pré-cozimento por 3 minutos em água fervente, 3 a 5 minutos no vapor, ou 3 a 4 minutos no microondas, numa vasilha com água. Em seguida, faça o resfriamento da mesma maneira que para a espiga. Coloque os grãos numa bandeja ou vasilha aberta e deixe no congelador até que endureçam. Retire a bandeja do freezer, embale os grãos em sacos de plástico e leve novamente ao congelador.
Técnicas Básicas de Congelamento
Todo alimento a ser congelado deve ser fresco, limpo e de boa qualidade. O congelamento deve ser providenciado logo após a compra dos produtos. Os alimentos que serão congelados prontos devem ser levemente temperados e cozidos apenas pelo tempo mínimo necessário, pois o congelamento tende a acentuar os temperos e amaciar os alimentos. Depois de pronto, esfrie rapidamente os alimentos após o cozimento ou fervura é indispensável para a manutenção de suas propriedades. Os alimentos só devem ser retirados do freezer antes de sua utilização, podendo ser consumidos até 24 horas. O alimento não pode voltar ao freezer, exceto no caso de um produto cru que venha a ser transformado em prato pronto.O congelamento é um eficiente sistema de conservação de alimentos e para que o freezer trabalhe perfeitamente, este deve operar, no mínimo, a -18º C.
O congelamento além de evitar que se desenvolvam micro-organismos, ele não altera as características dos alimentos,desde submetidos à boas condições de armazenamento, ou seja, de acordo com as técnicas recomendadas.
O congelamento tem muitos benefícios : em um dia é possível preparar o cardápio de toda a semana; a visita ao supermercado é menos freqüente; os menus para festas, recepções e ocasiões especiais tem seu preparo antecipado; o consumo de gás cai porque maiores quantidades de alimentos são preparadas ao mesmo tempo; os alimentos podem ser adquiridos a preços mais baixos e o desperdício é eliminado porque os alimentos são congelados na quantidade certa para o consumo.
Mantendo a Qualidade dos Alimentos
Todos os alimentos, tanto as carnes como os vegetais, estão sujeitos a perder o sabor, a boa aparência e a consistência durante o congelamento ou até mesmo a se deteriorarem. As causas são as seguintes:1) Elevação imprevista da temperatura interna do freezer;
2) Dano da embalagem ou embalagem inadequada;
3) Permanência do alimento no congelador além do limite.
Congelando Ervas
Uma boa maneira de conservar salsinha ou coentro: ponha-as, picadas em forminhas de gelo, junte água e leve ao congelador. Quando precisar utilizar essas ervas, pegue os cubinhos de gelo e junte-os ao prato que estiver fazendo.Evite congelar quaisquer tipos de queijos, pois isso interfere no sabor e aroma. Se o congelamento for necessário prefira usá-los para fins culinários.
O congelamento não destrói os microrganismo dos alimentos. Ele apenas inibe o crescimento das bactérias e torna mais lento o trabalho das enzimas, retardando a deterioração. Assim, certos cuidados devem ser tomados para diminuir o risco. Como o congelamento não melhora a qualidade dos alimentos, uma boa medida é usar sempre alimentos frescos e em perfeitas condições. Depois de limpo e preparado, o alimento deve ser resfriado, embalado e congelado o mais depressa possível.
Como descongelar
Os alimentos devem ser descongelados sempre colocando o alimento no refrigerador (descongelamento lento) ou em forno de microondas ou em temperatura ambiente por, no máximo, quatro horas. O alimento deve estar sob embalagem adequada.Tipos de descongelamento
O descongelamento na temperatura ambiente é o mais apropriado para tortas, bolos, doces e frutas.O descongelamento no refrigerador é indicado para alimentos de descongelamento lento, como queijos e carnes cruas.
Já o descongelamento no forno ou fogão é usado para todos os pratos prontos.
Tempo de conservação de cada alimento no freezer
As Carnes
BOI
carne magra - 10 a 12 mesescarne gorda ou com osso - 4 a 6 meses
carne moída ou picada - 3 a 4 meses
miúdos - 2 a 3 meses
carne salgada ou defumada - 1 mês
PORCO
carne magra - 5 a 6 mesescarne gorda ou com osso - 2 a 3 meses
carne moída - 1 a 3 meses
presunto - 2 meses
toicinho - 1 mês
CORDEIRO E CABRITO
carne magra - 7 a 9 mesescarne gorda ou com osso - 4 a 5 meses
carne moída - 2 a 3 meses
VITELA
peças grandes, bifes e costelas - 6 a 9 mesescarne moída - 2 a 3 meses
CARNE COZIDA
de primeira, sem gordura - 3 a 4 mesesde primeira com gordura - 2 a 3 meses
de segunda, sem gordura - 1 a 2 meses
de segunda, com gordura - 1 mês
FRIOS
salsicha, lingüiça, chouriço - 1 mêsAs Aves
FRANGO, CAPÃO, GALO, PERU, GALINHA, CODORNA E PERDIZ
inteiro - mesesem pedaços - 9 meses
miúdos - 3 meses
PATO E GANSO
inteiro - 6 mesesem pedaços - 3 meses
AVE COZIDA EM PEDAÇOS
com molho ou caldo - 6 mesessem molho - 1 mês
Os Peixes
PEIXES GORDOS (SARDINHA, TAÍNHA, ATUM, ETC.)
inteiros - 1 a 3 mesesfilés ou postas - 3 a 4 meses
PEIXES MAGROS ( LINGUADO, PESCADA, BADEJO, ETC.)
inteiros - 4 a 6 mesesfilés ou postas - 6 a 8 meses
peixes cozidos - 1 a 2 meses
Os Frutos do Mar
ostras - 2 mesesvôngole - 6 meses
mexilhão - 3 meses
vieira - 3 meses
siri e caranguejo - 3 meses
camarão - 6 meses
lagosta - 3 meses
lula - 3 meses
polvo - 6 meses
Massas
Pão doce - 3 mesesPão caseiro - 2 meses
Outros pães - 4 meses
Bolo simples - 8 meses
Bolo decorado - 4 meses
Torta crua - 6 meses
Pizza disco - 4 meses
Pizza preparada (mussarela) - 3 meses
Pizza preparada (atum, camarão, lingüiça) - 1 mês
Esfiha - 3 meses
Pastéis - 3 meses
Coxinhas - 3 meses
Croquetes - 3 meses
Quibes - 3 meses
Sanduíches - 1 mês
O tempo de armazenamento dos vegetais branqueados – 6 meses. Se forem armazenados em pratos feitos tem duração – 3 meses.
Laticínios: em termos genéricos, o mais aconselhável é comprar laticínios frescos conforme a necessidade e guardá-los na geladeira, devido ao elevado teor de gordura de quase todos os produtos de gênero.
Dicas de Cozinha
O filtro de papel para café também são ótimos para coar o óleo usado em frituras.Para evitar que a maionese desande, use uma vasilha aquecida, junte as gemas, acrescente 1 colher (de chá) de mostarda e depois acrescente o óleo lentamente.
Se a maionese talhar: coloque uma clara numa vasilha e vá acrescentando a maionese, aos poucos, batendo sempre com um garfo ou batedor de ovos.
Para guardar a maionese: leve-a à geladeira coberta com papel alumínio ou papel plástico, ou ainda em vidro bem tampado. Ela pode durar, assim bem embalada, até três semanas.
Medir ou pesar corretamente ingredientes é a chave do sucesso de uma receita, os ingredientes secos só devem ser medidos depois de peneirados.
Ligue o forno sempre 15 ou 20 minutos antes de colocar qualquer coisa para assar. Só coloque algo no forno frio, se a receita assim pedir.
Se a comida salgou, não se alarme. Pingue algumas gotas de limão e deixe fervendo um pouco mais. Ou, ainda acrescente uma colherinha de açúcar e outra de vinagre.
Uma pitada de açúcar também ajuda a neutralizar o sal.
Queimou? Cubra a panela com um pano e coloque-a em um recipiente com água fria por 10 minutos. Depois mude o conteúdo de panela. A mudança de temperatura faz o gosto desaparecer.
Os copos empilhados se separam colocando água fria nos de cima e morna nos de baixo.
O açúcar empedrou? Coloque pedaços de bolachas salgadas ou frutas secas.
Quando você abre a porta de sua geladeira e sente um cheiro desagradável, a primeira idéia que vêm a cabeça é procurar algum alimento estragado. Mas, se você não encontra nada, a melhor maneira de resolver o problema é a seguinte: Faça uma solução de 1 litro de água morna e uma colher de chá de bicarbonato de sódio. Retire os alimentos da geladeira, deixe descongelar e passe a solução em todas as gavetas, prateleiras, inclusive no congelador. Depois lave bem na água limpa e deixe a porta de geladeira aberta por uma ou duas horas: o cheiro desaparecerá completamente. Nunca use desinfetante, pois eles podem modificar o sabor dos alimentos durante vários meses
Utilize sacos plásticos para guardar alhos, pois assim eles se conservam melhor.
As panquecas ficam mais leves, quando se acrescentam algumas colheres (de sopa) de cerveja à mistura.
Água quente: agrega-se uma colherinha de sal grosso na água fervente, isso a manterá quente por um espaço longo de tempo.
Para que o sal não fique úmido, coloque no saleiro alguns grãos de arroz.
Para que o café instantâneo não se umedeça, coloque o frasco de cabeça para baixo, bem fechado. Desta forma não entrará ar e o café ficará fresco.
Quando for utilizar creme de leite fervido, usar ima colher de fermento em pó para o creme de leite não talhar.
Para congelar, resfrie rapidamente o alimento, colocando a "kentinha" em água bem gelada. Tampe e anote a data e o nome do prato. Coloque em contato direto com as placas de extração de calor do seu freezer.
Cuidados com a garrafa térmica
Lave só com água, não use sabão ou qualquer produto químico.Despeje água quente antes de colocar o café para que ele fique bem aquecido por 2 ou 3 horas.
Para não umedecer o sal, coloque um pouco de amido de milho.
Conversão de receitas
Várias receitas preparadas no forno ou fogão convencional podem ser adaptadas para cozimento no forno microondas com simples modificações ou reduzindo-se o tempo de preparo de 25% a 50% do tempo de cozimento no forno convencional. Quando a receita for dobrada, nao dobre o tempo, apenas aumente mais 50% e se necessário acrescente mais. Escolha em receituários de microondas a receita que mais se assemelha a que você irá preparar e adapte o tempo e a potência à sua receita. Reduza os líquidos quando preparar uma receita com ingredientes crus, pois haverá menos evaporação durante o cozimento. Tempere com menos sal e condimentos. Utilize o tamanho certo do recipiente para diferentes tipos de alimentos. Reduza também a quantia de óleo e gordura.Limpador de forno
Você confiaria no sal e na canela? Não como um presente ao paladar, mas como um excelente restaurador do forno? Pois bem, o sal e a canela eliminam o cheiro de comida queimada. Borrife-os enquanto estiver quente. Quando seco, remova as manchas de sal com uma escova dura ou pano.Significado de alguns termos empregados em receitas
Barrar
Revestir uma fôrma com caramelo. O mesmo que caramelar.Branquear
Mergulhar carnes e legumes em água fervente, durante alguns minutos.Decantar: passar um líquido de uma vasilha para outra a fim de o separar dos sedimentos.
Atar
Amarrar as carnes, aves, com um fio, para que conservem a forma durante o cozimento.Diluir
Misturar água com alimento sólido, fazendo com que este se desmanche.Destrinchar
Cortar a ave em pequenos pedaços, com uma tesoura grande.Curtir
Deixar o alimento num determinado molho ou tempero.Guarde o açúcar mascavo num vidro grande com algumas ameixas-pretas secas. Elas evitam que o açúcar endureça, e o açúcar adoça as ameixas.
O mel deve ser guardado no escuro pra que conserve melhor o seu sabor.
O fato de seus convidados estarem um pouco atrasados para o jantar não têm grande problema. Mas e o suflê que já está no forno? Sua aparência, é claro, não resistirá por muito tempo depois de pronto, Faça o seguinte: assim que estiver cozido, proteja-o com papel de alumínio e deixe no forno (que ainda estará quente), mas com a portinha aberta.
Para que as formas de gelo não grudem no piso do congelador, utilize uma folha de papel alumínio entre eles.
Para evitar que copos estalem, ou trinquem quando recebem líquidos muito quentes, coloque neles antes, uma colher de metal.
Para que o mel não grude na colher, molhe-a antes com água quente.
Utensílios de isopor. Para limpá-los, lave com água e bicarbonato, não use sabão.
Para que as tiras de bacon não enrolem na hora de fritar, deixe-as antes de molho em um pouco de água. Seque e só depois frite. Outra opção seria furar as tirar com um garfo e leve-as ao óleo ainda frio.
Descasque o alho com facilidade, levando-o ao microondas por 10 segundos num recipiente com um pouco de água.
Sua salada de alface pode ser preparada com antecedência e guardada na geladeira até a hora de servir, desde que você não tempere, e na hora de servir, coloque o sal, dessa forma ela não fica murcha, nem escura.
Açúcar
Para que o açúcar não empedre, guarde-o numa vasilha bem tampada, com um biscoito dentro.Para evitar formigas, guarde seu açucareiro na geladeira e não se preocupe, pois se estiver em um pote bem fechado, o açúcar não sofre alterações de sabor.
As cascas do limão também não deixam que o açúcar forme pedrinhas, além de evitarem o ataque das formigas.
Para que o açúcar mascavo não empedre, guarde-o em um saca plástico, dentro da vasilha bem fechada ou na geladeira.
Uma fatia de pão fresco dentro do açúcar mascavo faz com que ele fique bem soltinho.
Unte sua forma de bolo com açúcar no lugar da farinha de trigo. Assim, ele fica mais inteirinho e saboroso.
Para que os pastéis fiquem sequinhos coloque na massa 1 colher (café) de vinagre.
A lixeira sobre a pia da cozinha pode até ser prática, mas é um foco de contaminação.
O ideal e manter o lixo no chão, longe do lugar onde você lava e cozinha alimentos.
Dentro da geladeira, nada pode ficar guardado sem proteção.
Frios e queijos, sobras de comida, tudo deve ser colocado em vasilhas com tampa.
Limpando Forno de Microondas
Nunca utilize produtos abrasivos, removedores ou detergentes comuns para limpar o microondas.Limpe imediatamente qualquer liquido ou alimento derramado dentro do forno.
Internamente use somente um pano úmido com sabão ou detergente neutro.
Para limpeza do gabinete e porta, use pano com água e sabão neutro, em seguida limpe com um pano úmido e por fim pano seco.
O painel de controle deve ser limpo apenas com um pano seco.
O vidro da porta apenas com sabão neutro.
Remover odores
Junte 1 xícara (chá) de água e 2 fatias de limão em um recipiente que vá ao microondas.Aqueça por 2 minutos na potência alta.
Quando o vapor assentar, limpe com um pano macio.
Solução Forte para Limpeza dos Azulejos e Pisos
Faça uma mistura de
½ xícara (chá) de vinagre branco,1/4 de xícara (chá) de bicarbonato de sódio
½ de amônia em um litro de água.
Misturar bem e passar nos azulejos e pisos sujos ou encardidos.
Deixe agir por uns 10 minutos, depois lavar normalmente com água e sabão.
A melhor maneira de guardar o pó de café, é dentro da própria embalagem e na geladeira.
Quando você coloca em potes, o pó perde muito do sabor e a qualidade.
Na hora de escolher ovos, uma dica
Nunca utilize os que estiverem com rachaduras ou sujos. Nem guarde os ovos na embalagem que ele veio.Arroz na panela de pressão
Isso mesmo, podemos facilitar nosso dia-a-dia, e fazer um delicioso arroz na panela de pressão.Coloque os temperos que usa de costume em uma panela de pressão, frite o arroz e coloque água um dedos acima do arroz, essa é a medida. Tampe a panela de pressão e quando começar a fazer o barulhinho da pressão, conte até 10 e desligue o fogo, deixando a tampa fechada até sair a pressão sozinha.
Medidas
1/3 de xícara de chá pode ser substituída por 5 colheres das de sopa.2/3 de xícara de chá pode ser substituída por 10 colheres das de sopa e 2 colheres das de chá.
3/4 de xícara de chá pode ser substituída por 12 colheres das de sopa.
Uma xícara de chá pode ser substituída por 16 colheres das de sopa.
Um cálice é igual a 3 colheres de sopa.
Um quilo pode ser substituído pode 3/4 de xícara de chá.
Uma colher de sopa pode ser substituída por três colheres de chá.
Um litro equivale a 1000 g ou 6 xícaras de chá ou até mesmo 4 copos de água.
Duas colheres das de sopa podem ser substituídas por 300 g ou 1/8 de xícara de chá.
1/4 de xícara de chá pode ser substituída por 4 colheres das de sopa e uma colher das de chá.
Preparando Doces
Para preparar chantily, use sempre creme de leite fresco (deve estar bem liquido) ou então o longa vida especial para chantily (não esqueça de verificar o prazo de validade).Creme de leite em lata não vira chantily.
Para bater bem, o creme de leite deve estar gelado, Só tire da geladeira na hora de usar.
Para bater use batedeira elétrica ou então o liquidificador.
Bata o creme até que ele esteja cremoso e mantenha sua forma quando você levantar as pás da batedeira. Não bata demais, corre o risco de virar manteiga. Não bata de menos, pois fica sem consistência.
Acrescente açúcar quando terminar de bater.
Num dia muito quente, para manter a consistência do creme, dissolva 1 colher (chá) de gelatina em pó sem sabor em 1 colher (de sopa) de água e junte ao creme já batido. Mexa bem e terá uma boa consistência.
Para fritar sonhos ou bolinhos - também conhecido por bolinhos de chuva - veja como obter os melhores resultados:
Quanto mais gemas utilizar na massa, manos gordura vão absorver quando fritar. Se deixar a massa descansar por 1 a 5 minutos antes de fritar, vão absorver menos gordura. Vire freqüentemente enquanto estiver fritando para evitar que rachem no óleo. Acrescente algumas fatias de batata crua ao óleo para evitar que os bolinhos fiquem queimados.
Ao colocar a fôrma sobre a assadeira com água, tome cuidado para que a água não transborde e acabe molhando o pudim. O ideal é usar uma fôrma com tampa.
A forma de pudim deve ser caramelada. Prepare o caramelo primeiro, queimando o açúcar e depois, molhando-o com um pouco de água, deixando em fogo brando até que derreta bem.
Só desenforme o pudim quando estiver frio. Para não quebrá-lo, mergulhe o fundo da forma em água quente, vire sobre o prato em que vai ser servido e bata de leve para soltar.
Caso a sobremesa tenha ficado muito doce, é só colocar uma pitada de sal. Outra solução é acrescentar uma colher de vinagre.
No preparo do arroz-doce misture o açúcar, o leite e os demais ingredientes somente após o cozimento do arroz. Isso evitará que ele fique duro.
Desenforme o pudim cobrindo a forma com um pano úmido. Assim o vapor não sai e fica mais fácil tirá-lo.
Desenformar gelatinas ou mousses é muito fácil: mergulhe em água quente e vire sobre o prato. Bolos e pudins só desenformam quando frios.
Quando você precisar descascar grandes quantidades de maçãs para fazer doces, experimente deixá-las durante alguns minutos em água fervente. as cascas se soltarão com maior facilidade.
Quando a receita indicar creme de leite batido, primeiro bata e depois meça a quantidade. E se a receita pedir creme de leite azedo, é só pingar algumas gotas de limão ou vinagre que o creme azeda.
Para que as maçãs não se desmanchem quando você assá-las no forno, experimente furar com um garfo em toda a sua volta: isto evita que elas percam a forma natural.
Se você não acerta bem o ponto de uma calda e ela acaba se açucarando, experimente colocar, quase na hora de retirá-la do fogo, meia colherinha de manteiga. Assim, você poderá ficar sossegada que a calda não açucara.
Para evitar que o doce de leite talhe, adicione um pouquinho de manteiga sem sal e bata bastante até ligar novamente.
Para evitar que o doce de coco açucare, basta juntar uma colher (de sopa) de
manteiga na hora do preparo.
Se o doce em que você vai usar o coco leva calda de açúcar, aproveite para fazê-la com água do próprio fruto, pois fica mais saborosa.
Espere sempre a gelatina esfriar a ponto de começar a endurecer, antes de acrescentar claras ou creme de leite batido.
Curiosidade
Como surgiu o doce de Brigadeiro
Foi na eleição que disputou com Dutra, logo após a deposição de Getúlio, em 45, que o Brigadeiro ''que é bonito e é solteiro'' (seu bordão de campanha), apareceu pela primeira vez. A eleição acabou sendo ganha pelo candidato do PSD e PTB, Eurico Gaspar Dutra. Eduardo Gomes fora um dos tenentes de 30 e um dos heróis do episódio dos ''18 do forte''.Era o candidato da União Democrática Nacional, UDN. As eleitoras faziam docinhos e trocavam por donativos de campanha. Uns afirmam que foi uma senhora de Minas que teria feito os primeiros docinhos e oferecido ao candidato ''os docinhos preferidos do brigadeiro''. Depois o nome teria sido simplificado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário