sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

  PONTO CRUZ - ESTILO DOS PONTOS

 Carreira Diagonal

- Ao completar o ultimo ponto da carreira, sai com a agulha um quadrinho acima e desça fazendo metade do ponto cruz à esquerda (ou direita dependendo de para qual lado é a diagonal).


- Suba um quadrinho pelo avesso, faça mais meio ponto no quadradinho acima à esquerda.
- Continue a carreira com a agulha sempre na vertical subindo e descendo à esquerda, seguindo a diagonal do tecido. Do lado avesso, todos os pontos devem estar na posição vertical espaçados uns dos outros.
- Para voltar trabalhe com a agulha voltada para baixo, sempre na vertical, subindo e descendo para completar o Ponto-cuz.

Meio Ponto
 
Para fazer meio ponto, faça metade do ponto cruz normal. Quando for voltar para o direito saia com a agulha no meio da linha bordada e complete o ponto introduzindo a agulha e formando um “T”. O meio ponto pode ser feito para os quatro lados, dependendo do sinal que aparece no gráfico.


Nó Francês

O Nozinho Francês é usado para dar um toque de auto-relevo no bordado, como o resultado é uma pequena bolinha, serve também para fazer olhinhos de um bichinho, ou miolo de uma flor.
- Passe a agulha com dois fios de linha pelo avesso do tecido e saia com ela no lado direito. Deixe sobrar uma ponta de mais ou menos 1cm na agulha. Enrole a linha 3 vezes na agulha e segure com firmeza.
- Introduza a agulha bem perto do buraquinho de onde ela saiu. Vá puxando cuidadosamente a agulha com a linha, e ao mesmo tempo a linha que sobrou, até que o Nó Francês fique no tecido.


Ponto Atrás (Ponto de Contorno)

O Ponto Atrás é usado, normalmente, para contornar um motivo ou fazer linhas simples. Chama-ser ponto atrás por que é feito de trás para frente, introduzindo a agulha sempre um ponto atrás, e saindo sempre um ponto à frente. Veja nas ilustrações.

- Para contornar o motivo introduza a agulha com apenas um fio de linha do avesso para o direito, um quadrinho a frente do primeiro ponto a ser feito. Entre com a agulha um quadrinho atrás do primeiro ponto, e saia com ela um quadrinho à frente acompanhando o motivo.
- Sempre acompanhando os contornos, introduza novamente a agulha no quadrinho de trás e saia com ela um ponto à frente.


- Ou se preferir contorne todo o motivo fazendo um ponto e pulando o outro (como se fosse um alinhavo). Volte completados os espaços vazios do mesmo jeito, e arremate passando por baixo de alguns pontos. Veja essa técnica na Figura abaixo:




OBS: Você pode bordar esse ponto na Vertical, Horizontal ou Diagonal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário