MATERIAL:
Tear Sextavado com 19 pregos de lado, ou outro de tamanho suficiente para fazer a bolsa, fios encerados de 3 cores e grossuras diferentes , agulha de crochê tamanho 2 e 1,75, tecido para o forro, agulha de costura, zípers para fechar a bolsa e para bolso interno, e alças de metal.
Passe o fio pelo tear como nos primeiros exemplos, amarre o fio do início com o fio preso do tear e corte.
Com o fio branco meça cerca de 11 voltas em torno do tear e corte, junte as duas pontas e enfie na agulha. Pegue por baixo do primeiro par de fios selecionado para o início do trabalho...
... passando a agulha dentro da alça formada pela dobra do fio...
... puxando e fazendo um nó para prender o fio.
Teça pegando 5 pares de fios por baixo e 4 pares de fios por cima, em volta do tear, por cerca de 10 carreiras, sem arrematar as carreiras no final de cada uma, passando para a carreira seguinte automaticamente.
Na última carreira, enfie a agulha pelo trançado até o meio do trabalho, dê um nó para prendê-lo e corte. Observe que, como no final de cada carreira não ficará um número exato de pontos, cada carreira será desencontrada da anterior, dando o efeito de espiral.
Com a agulha de crochê e o fio mais fino, vá soltando cada par de fio do tear e fazendo meio pontos altos para fazer o arremate. Cuide que de esconder a ponta do fio conforme for fazendo o crochê. Se o tear e os fios forem diferentes dos meus, experimente a quantidade de pontos para cada par até chegar no ideal. No meu caso, coloquei 2 pontos por par de fios laterais, e 3 para os das extremidades, e assim não perdendo o efeito dos bicos do tear.
Faça os 2 lados da bolsa no tear. Quando terminar o arremate do último lado não corte o fio, use-o para juntar os dois lados da bolsa fazendo pontos baixos para a junção, deixando uma abertura para a bolsa.
Use o tear como gabarito para cortar o forro da bolsa. Faça a abertura e coloque o zíper a cerca de 3 cm acima do vértice lateral da bolsa. Corte o tecido de forma a colocar as alças separadamente. Fiça um bolso grande interno com zíper e bolsos laterais sem zípers, presos nesse bolso grande interno.
Para fixar os vértices do forro com os vértices do trançado a fim de que a bolsa fique uniforme, faç pontos invisíveis prendendo o forro à trama e por dentro da bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário