terça-feira, 6 de dezembro de 2011

APRENDER A DESENHAR

Curso básico para aprender a desenhar


cão a lápis
Aprender a desenhar é aprender a representar graficamente, mediante uma cor ou várias, em duas dimensões aquilo que o olho vê em três dimensões, isto é, representar em plano, imagens com forma e volume. O desenho é a técnica básica de todas as artes plásticas. De trás de toda manifestação artística tal como a pintura, a escultura, etc, vislumbra-se a realização de um desenho prévio, bem seja real ou mental.

O desenho como manifestação artística.

O desenho é, em si próprio uma arte, sendo praticado por muitos artistas ao longo da história, não só como um estudo prévio para as suas obras acabadas, mas também como uma manifestação artística descritiva e expressiva.
Assim sendo, requer-se para a correta realização desta técnica, o conhecimento de uma série de normas e conceitos tais como a composição, a perspectiva e a proporção, entre outras...

Como Desenhar

É tudo uma questão de pratica e dedicação...

Como desenhar...poucas pessoas sabem faze-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis ou um pincel. Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom. Pintar e desenhar são atividades que têm que ser estudadas e praticadas, assim como se aprende um novo esporte, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.
É tudo uma questão de pratica e dedicação. E é precisamente a pratica, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.

Dedicação

Se quiser ter sucesso, eu recomendo não só conhecer como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo á pratica do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana.
Se quiser avançar mais rápido, logicamente deverá se dedicar mais tempo. Um local calmo é o ideal para começar, no entanto uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notará que qualquer local é bom. Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa,outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição… Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito.
No entanto por experiência própria posso dizer que se o seu intuito é começar a desenhar para depois passar á pintura a óleo ou pastel, o mais conveniente é se habituar desde o início ao cavalete.

Bloco de rascunhos.

Um fabuloso habito, para quem quer levar o desenho a sério é adquirir um bloco de rascunho que possa levar a qualquer local. Observe tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projeta sobre os objetos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza o que vê, no seu bloco.
Em quanto espera no médico, no carro, no transito, nas ferias, em fim, qualquer momento é bom. Desenhe os objetos da sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de praticar ficam só limitadas pela sua imaginação.
Faça exercícios...Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontração antes de iniciar a sua atividade …
Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho... Vejamos aqui alguns exemplos dos exercícios que pode fazer:

exercicios-aquecimento

Miniaturas rápidas.

Seja qual for o objecto do seu desenho, antes de começar, faça pequenos e rápidas esboços em miniaturas, num papel aparte á sua superfície de trabalho.
Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão. Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.
valor-sombra

Desenhe com sombras.

Com este método, a ideia e ir criando definição da forma dos objetos mediante a realização de pequenos e rápidos traços. E definindo as formas mediante as sombras.
Os espaços cheios e vazios se representam mediante as sombras variando a pressão do lápis. Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela precisão mas sim pela representação tonal. Mova todo seu braço num movimento fluido e quando sintir que este descontraído e confiante, pegue na sua superfície de trabalho e comece a desenhar!!!
forma-sombra 

Traçado de Linhas.

  • Use um lápis afiado grafite ou de carvão para desenhar apenas o esboço da forma, ou contorno, do seu modelo.
  • Mantenha seu olho sobre o assunto, tanto quanto possível.
  • Faça linhas longas e contínuas sem levantar o lápis do papel, só quando for absolutamente necessário.
  • Não adicionar sombras. Incluir alguns detalhes para tornar o objeto reconhecível.
  • Repita o exercício até se sentir confortável com os seus resultados.

Tecnica de Desenho

...desenhar por "Encaixe" é a forma mais facil de começar a desenhar!!


A tecnica de desenho por "encaixe" é o procedimento de desenho, mais fácil, rápido e simples de utilizar, que consiste em encerrar numa figura geométrica ou combinação de varias formas simples, a figura de qualquer objeto seja ele plano ou corpóreo.
Quase todas as formas podem ser representadas desta maneira.: reduzindo-o a sua estrutura geométrica. Esta forma geométrica que envolve ou contem o objeto, podemos dizer que atua como uma caixa, dali a denominação encaixe ou encaixar
Nos exemplos a seguir podemos observar como as figuras ou objetos correspondem a estruturas geométricas tais como, um triângulo, um círculo, um cone e um cubo...ou a combinação de varias figuras geométricas.
Se observarmos ao nosso redor podemos comprovar atraves de inúmeros exemplos como as formas reais encaixam em figuras geométricas e combinações de formas básicas como: triângulos, quadrados, retângulos, elipses, esferas, cilindros, cubos e cones.

tecnica-de-desenho
Nos exemplos anteriores observamos como os objetos "encaixam" perfeitamente em certas figuras geométricas.
O sorvete, por exemplo, insere-se num cone e num circulo. Por tanto se iniciarmos o nosso desenho fazendo estas figuras geométricas basicas, será muito mais fácil a seguir, "embelezar" a forma básica e desenvolve-la até ficar como um sorvete.
A folha, insere-se prefeitamente num triangulo, pelo que se torna muito fácil apos desenhar a forma básica geométrica, reproduzir as curvas da folha e representa-la com as proporções corretas.
Um exercício importante que aconselhamos, a fim de desenvolver o seu sentido de observação e educar a sua visão, é desenhar tudo o que lhe apetecer, aplicando este método. Verá como com tempo e pratica será extremamente fácil representar sem dificuldades.

Forma e Tamanho

A relação das proporções dos objetos.

A forma e tamanho dos objetos nos permitem reconhece-los e diferencia-los uns dos outros.
Observando a Figura A-1, podemos concluir que o único fator em comum entre eles, é que todos são cogumelos. No entanto, cada um possui caracteristicas diferentes nas suas proporções que nos permite diferencia-los entre si.
A relação entre as alturas, as grossuras dos "troncos" e as “cabeças” determinam a forma de cada um de eles respeito aos outros.
forma-tamanho

Quando desenhamos, devemos observar minuciosamente o modelo e estabelecer adequadamente a relação de proporções entre os distintos elementos que o conformam a fim de representa-los corretamente.
proporção dos objectos
Se assim não o fizermos, estaremos representando objetos parecidos aos modelos, mas não os objetos com as formas reais e corretas. No entanto, se calcularmos e mantivermos a relação de proporção com o modelo, estaremos definindo a sua forma e tamanho e representando-a corretamente mediante o desenho.
Vejamos por exemplo, a Figura A-2. As proporções das dimensões A e B dos cogumelos não são iguais aos representados na Figura A-1. Estes desenhos por tanto, não possuem as mesmas proporções.

Luz e Sombra

São os elementos basicos para produzir o efeito de Volume nos objetos..

luz e sombra
Num desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objeto.
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objetos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.




A definição correta do volume de um objeto se consegue atraves da valorização exata das intensidades das suas sombras.
Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projetadas.
As sombras próprias são as que origina o objeto em si próprio e as projetadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projetam as superfícies ou objetos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
Volume dos objectos
No exemplo da Figura A-1, distinguimos dois objetos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um circulo e outro uma esfera.
O circulo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume.
A diferença entre os dois objetos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra.

Perspectiva

Noções básicas de uma técnica de desenho que permite representar
em duas dimensões os objetos tridimensionais

A perspectiva é um sistema matemático que permite criar a ilusão de espaço e distancia numa superfície plana. Neste pequeno gráfico podemos ver o funcionamento de uma projeção que resulta numa perspectiva e onde se mostram os elementos que a definem
Perspectiva-Projeção

Perspectiva simples ou com um ponto de fuga

Perspectiva1

Numa perspetiva simples ou de um ponto de fuga, todas as linhas de um objeto ou desenho apontam a um ponto colocado na linha do horizonte. Neste caso o observador esta situado por cima da linha do horizonte.

Na Figura 2, a linha do horizonte esta a altura do olho do observador.
Na Figura 3, o observador esta situado abaixo da linha do horizonte.
Quando alteramos a altura da linha do horizonte, o ponto de observação e o ângulo de observação, obtemos efeitos interessantes nos desenhos.
Perspectiva2 Perspectiva3

Perspectiva com dois pontos de fuga.

No caso de uma perspectiva realizada com dois pontos de fuga, cada cara da figura (neste caso o quadrado) se estendem com linhas imaginarias que se unem em dois pontos de fuga localizados a ambos lados do objeto e sobre a linha do Horizonte. Bem seja que o observador esteja acima da linha do horizonte ou abaixo da mesma.
Pesrpectiva4 Perspectiva5


No desenho a seguir temos um plano representado na cor magenta que representa a plano de quadro.
Isto é, a folha onde iremos representar a perspectiva do modelo.
Neste caso os pontos de fuga ficam localizados fora do plano. Se colocarmos os pontos de fuga dentro do plano de quadro ou dentro da nossa folha, a figura parecerá deformada.
Perspectiva6
Os dois desenhos são ligeiramente diferentes. No primeiro o observador se encontra mais afastado do modelo, no segundo se encontra mais perto. Estes efeitos podem ser estudados de forma a proporcionar certos efeitos de impacto nas perspectivas. Tudo depende do dramatismo que se pretende impor á composição.
Perspectiva7

Perspectiva com tres pontos de Fuga

Podem ser utilizados um infinito número de pontos de fuga em qualquer cena. O número de pontos de fuga, dependerá do número de planos que possua o modelo. Este tipo especifico de perspectiva com três pontos de fuga, surge quando o observador esta localizado muito acima ou abaixo da linha do horizonte e por tanto os planos verticais também sofrem deformação.
Perspectiva8


Composição. Conceitos Básicos.

Regras e padrões para criar equilibrio e harmonia

Composição refere-se a colocação ou distribuição dos elementos que conformam a superfície do quadro de uma forma perfeita e equilibrada.
Seja qual for o estilo artístico a que pertence uma obra, a técnica de execução da mesma ou a vertente artística do autor, todas elas têm em comum certos elementos como: linhas, tons, cor, luz, sombras, etc.
É a correta e equilibrada organização desses elementos sejam eles objetos ou espaços vazios, seguindo certos padrões e princípios, o que denominamos composição.
Poderíamos dividir a composição em dois tipos básicos: clássica e livre.

Composição clássica:

Consiste em elementos estáticos procurando o seu equilíbrio a traves da simetria.

Composição livre:

Supõe uma ruptura do equilíbrio estático das obras.
O principal ponto a considerar ao compor um quadro é definir se os elementos que a conformam serão realistas ou não e a seguir, procurar fazer um conjunto harmonioso de tons, texturas e cores, colocando os objetos em diferentes planos de forma a obter o efeito de profundidade e jogar com todos esses elementos seguindo certas regras e padrões a fim de obter um peso visual harmonioso e equilibrado

Os elementos básicos dentro de uma composição são:

O ponto, a linha, o contorno e a forma, a textura, o tom, a cor, a luz.

O equilíbrio na composição

Todos os elementos que conformam uma composição, devem ser colocados de maneira que se relacionem entre eles, e dentro do conjunto criando ritmos, tensões, direções… Para obter o equilíbrio numa composição há vários atributos que devem ser conseguidos com sucesso
O ritmo, o peso, a tensão, a direção, o tamanho e a Escala, o ponto de vista e a proporção.

Harmonia na composição.

Harmonia pode ser consequência da correta aplicação de certos padrões que aplicados ao desenho de forma correta farão de uma pintura, uma obra de arte.
- Equilíbrio simétrico ou assimétrico, aplicação da regra dos terços, movimento sugerido, ênfases, unidade, repetição, escala e contraste.
Composição

Os princípios gerais da composição.

De uma forma geral podemos dizer que há certos princípios que definem
- Cada obra é um conjunto de elementos que conformam uma unidade.
- Cada elemento tem um valor
- O valor de cada elemento depende da sua força de atracão.
- Um elemento perto do bordo é mais atraente.
- Cada seção do quadro tem um poder de atração.
- Cada seção de um quadro tem um peso visual.
- Um elemento num espaço vazio tem mais força quando colocado junto a outros elementos.
- Um elemento preto num espaço branco tem muita mais força.
- O valor do branco ou do preto é proporcional ao tamanho do espaço que faz contraste com ele.
-Um elemento em primeiro plano tem menos peso que o mesmo elemento colocado á distancia.
-Dois ou mais elementos associados podem ser reconhecidos como um.
Nesta breve introdução ao tema, enumeramos os elementos básicos de uma composição, as regras do equilíbrio e a harmonia e certos princípios gerais.

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