domingo, 28 de julho de 2013

como fazer sabão em pó caseiro e amaciante

Para o sabão em pó:

Você vai precisar de:
  • 500 g de óleo vegetal (usado anteriormente e coado depois)
  • 300 g de amido de milho
  • 75 g de soda cáustica em escamas
  • 60 ml de água
  • 100 g de silicato de sódio
  • 50 g de carbonato de sódio

Para o amaciante:

Você vai precisar de:
  • 5 litros de água
  • 4 colheres de sopa de glicerina
  • 1 sabonete ralado
  • 2 colheres de sopa de Leite de Rosas
amaciante_usar
PASSO A PASSO:
1. Vamos começar com o sabão. Primeiros passos: misture água com soda e bata bem, depois acrescente o silicato e continue a mexer o conjunto até obter uma mistura homogênea.
2. Agora é hora de aquecer a gordura e acrescentar a ela o amido. A mistura deve ser batida, resfriada até 70o C e colocada num liquidificador. Agora entra a solução de soda. Bata bem novamente.
3. O último passo é colocar o pó de carbonato e bater tudo por uma hora. Espere até a mistura engrossar e deixe descansar por 20 minutos.
4. Mexa com força essa massa e deixe descansar até o dia seguinte. Para obter o sabão em pó, quebre essa massa até esfarelá-la de todo.
5. Vamos partir para o amaciante. É importante que o sabonete já esteja bem raladinho. Feito isso, ferva 1 litro de água com ele até dissolvê-lo.
6. Acrescente os demais litros de água fria, o Leite de Rosas e a glicerina.
7. Depois disso, basta mexer bem para obter a mistura homogênea e engarrafar para uso posterior.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Suporte para notebook em papelão, podendo customizar conforme o gosto pessoal. 


obs: aumentar o molde

terça-feira, 9 de julho de 2013


Borboleta de Garrafa PET



Essa borboleta é bem fácil de fazer e fica muito bonita. Eu fiz uma corrente de borboletas, mas dá para fazer móbiles ou imãs de geladeira (nesse caso, é só colar um imã atrás da borboleta). O material é quase o mesmo das mandalas: verniz vitral, pincel de ponta fina, aguarraz para limpar o pincel, tinta relevo ou dimensional, tesoura, garrafa PET, caneta permanente, dessas de marcar CD/DVD, lantejoulas/paetês, e, é claro, o molde de sua borboleta. Há vários na internet, escolha seu modelo favorito, do tamanho que você preferir. No início, é melhor trabalhar com moldes de tamanho médio, não muito pequeno, até você adquirir experiência com o trabalho.




Corte o topo e o fundo da garrafa PET. Descarte-os. As garrafas mais lisas (tipo Dolly) são as melhores para trabalhar.




Depois de imprimir o molde no tamanho que você desejar, posicione-o sob o corpo da garrafa PET e copie o molde com a caneta permanente. Não precisa copiar os detalhes, só o contorno.




Corte o contorno do desenho. É melhor usar uma tesoura média, pois o material plástico é bem duro. Próximo ao corpinho da borboleta, dobre a asa para fora, para dar a curvatura da asa.






Depois, posicione a borboleta sobre o molde e copie os detalhes com a tinta relevo. Não aperte muito o tubinho, para que o traço fique delicado.




Deixe secar e comece a pintar com o verniz vitral nas cores que você escolheu. Pinte uma asa primeiro, deixe secar e depois pinte a outra asa. Não use muito verniz vitral pois o excesso de tinta escorre pela asa devido à sua curvatura.





Quando a tinta secar, você pode adicionar detalhes e brilhos à sua borboleta com o dimensional, lantejoulas e paetês. Essa etapa é opcional.




Se você fizer um cordão de borboletas, fure a extremidade de cima e de baixo do corpinho da borboleta com um prego aquecido numa vela (um prego fino para não fazer um furo muito grande ou um arame fino). Passe o fio de nylon nos furos e escolha um biju bonito para combinar com a borboleta.




Elas ficam bem bonitas penduradas próximas à janelas ou vidraças. Quando bate vento, parece que estão voando!

ÔNIBUS COM GARRAFA PLÁSTICA

QUE TAL CHAMAR A CRIANÇADA PARA FAZER ARTE



Se você juntar duas garrafas plásticas, algumas tampinhas, duas rolhas e espeto para churrasco é possível fazer esse simpático ônibus de reciclagem. Fácil de fazer e bem baratinho!





Primeiro corte o topo de uma das garrafas e aproximadamente 1/4 da outra. Junte as duas partes com cola quente, mas use só alguns pinguinhos, pois a cola costuma deformar um pouco o plástico.







Pegue as tampinhas que escolheu e fure o centro de cada uma delas com a ajuda de um prego aquecido na chama de uma vela. Use alicate para segurar o prego e tome cuidado para não se queimar. O furo deve ser largo o suficiente para o palito de churrasco passar com folga.





Junte cada par de tampinhas com fita crepe, durex ou fita isolante. Você precisará de 4 pares que serão as rodas do ônibus.






Fure também a parte de baixo do ônibus, do lado esquerdo e direito, na parte posterior e anterior, por onde passará o eixo do ônibus (o nosso palito de churrasco).





 Corte as rolhas em três partes com a ajuda de um estilete. Eu pintei os pedacinhos de rolha.





Pegue dois espetos de churrasco, um dos lados é afiado. Meça o tamanho do eixo do seu ônibus e afie o outro lado com a ajuda do estilete.






Para pintar o ônibus, passei primer para PET antes de cobri-lo com tinta. Ele permite maior aderência para passar a tinta. Pinte como desejar, com a tinta que preferir.





Depois de seco, é só montar o ônibus. Passe o espeto pelos dois buracos embaixo do ônibus, passe a roda e depois espete a ponta no pedacinho de rolha. Faça o mesmo com os outros lados. 



  
E o mais legal é que as rodinhas giram!!! Boa viagem!!





PAP DE MANDALA DE CD/DVD




Como prometido aqui vai o PAP de mandala confeccionada a partir de CD/DVD velhos ou usados. O trabalho é um pouco delicado, então é melhor começar com um desenho simples. Na internet há vários moldes de mandalas, escolha um a seu gosto. Isso é importante, pois a mandala é um desenho circular que mexe com nossa organização interna, dá ordem ao nosso caos interno, então cada detalhe do desenho, cada cor escolhida tem um significado pessoal. Você vai precisar de CD/DVD velho, verniz vitral (ou tinta acrílica), aguarraz, pincel de ponta fina, tinta relevo (dimensional), lantejoula/paetês, cola lantejoula, fio de nylon, contas/bijus.






Se você usar um DVD, é preciso antes abri-lo ao meio com uma chave de fenda pequena. Se utilizar um CD, não precisa fazer isso, pois ele é inteiriço. 








Depois de separado o DVD, pegue a parte mais transparente e deixe de molho na água sanitária por uma noite. Se utilizar o CD, talvez precise de mais tempo de molho até ficar totalmente transparente. Tem gente que tira o filme (a parte escrita) do CD com fita crepe, mas nem sempre é tão fácil. Eu prefiro deixar de molho na água sanitária. É melhor deixar de molho mais de um CD/DVD para garantir mais mandalas, caso você erre em alguma etapa ou não fique satisfeita com o resultado.






Depois de escolher o molde, posicione o DVD/CD em cima do desenho e copie com a tinta relevo. Tente fazer um traço fino, para isso aperte de leve o tubinho da tinta relevo. É melhor praticar um pouco numa folha de jornal antes de iniciar o trabalho, até estar com a mão firme. Quanto mais fino e firme o traço, mais o desenho fica bonito.










Espere secar e comece a pintar com o verniz vitral. Você também pode escolher tinta acrílica ou plástica, o resultado fica um pouco diferente. O verniz vitral dá impressão de falso vitral, a transparência da mandala fica bonita quando pendurada em local onde bate sol. A tinta acrílica deixa a mandala mais opaca, mas os dois resultados ficam bonitos. 






Deixe secar e então adicione detalhes a seu gosto com a tinta relevo (dimensional) e as lantejoulas/paetês (cole-as com a cola-lantejoula). Eu usei chatton também. 





Essa etapa é opcional, mas quando escolhemos um desenho mais simples, os detalhes em dimensional e lantejoula enriquecem o trabalho.





Depois de seco, aqueça a ponta de um prego na chama de uma vela e fure a parte de cima e de baixo da mandala, tente manter os furos numa linha reta. Use um alicate para segurar o prego para não se queimar. Passe o fio de nylon pelos furos e preencha-os com as contas, na ponta coloque uma bijuteria maior para dar peso e equilíbrio à mandala. Você também pode usar fitas na ponta.  Dê preferência à contas pequenas e cuja cor se harmonize com as cores da mandala. Eu amarrei uma alça de latinha de alumínio para pendurar a mandala na parede. 



Para limpar os pincéis utilize a aguarraz e depois lave-os com água e detergente, se não fizer isso, eles ficam duros. Faça seu trabalho em local arejado e de preferência longe de crianças pois o verniz vitral e a aguarraz são tóxicos.



Quanto mais mandalas fizer, mais e mais elas ficarão bonitas!


Bailarinas de Papel



Essa é uma boa atividade para fazer com crianças de quase todas as idades. Encontrei no site da krokrotak (www.krokrotak.com) Você vai precisar apenas de papel, tesoura e canetinhas coloridas ou giz de cera ou lápis colorido. 





Dobre uma folha de sulfite ao meio. Se você desejar as bailarinas um pouco menores, corte o sulfite na primeira dobra e dobre essas metades mais uma vez.






Risque o perfil da bailarina próximo à dobra do papel. Se você não conseguir repetir esse desenho, no site da krokrotak tem o molde.




Depois recorte o perfil dela.





Quando você abrir o papel, a bailarina aparecerá por inteiro.






Agora mande ver no colorido da bailarina.




Tem também o detalhe da sainha da bailarina. São feitas com flocos de neve de papel de seda. O papel de seda é melhor por ser leve e quando você pendurar a bailarina vai parecer que eles estão se movendo. 





Você não sabe fazer floco de neve de papel? Tem um montão de moldes na internet!






Passe um fio pelas mãos da bailarina e pendure-as para que possam bailar no ar!