quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Como fazer stencil para camisetas


Produzindo um stencil sem conexões.


Iremos demonstrar como produzir um stencil para camiseta com qualquer formato, onde a limitação é somente a habilidade com estilete! 
Então vamos produzir o stencil para a camiseta acima.
Materiais e ferramentas necessárias:
  • Papel Cartolina ou mais grosso (quanto mais grosso, melhor)
    Será a base do stencil, compre de um tamanho que deixe uma borda de no mínimo 7cm do desenho.
  • Pedaço de tule
    Será a sustentação do stencil, compre o suficiente para cobrir o desenho com uma boa margem (os 7cm da cartolina estão ai para isso).
  • Cola branca em Spray
    Facilita muito (muito MESMO) o trabalho, principalmente na hora de pintar a camiseta.
  • Cola branca.  
  • Desenho - Cada cor do desenho impressa separada.
  • Estilete.
  • Réguas de vários tipos e formatos ajudam muito no corte.
  • Camiseta.
  • Tinta para tecidos da sua cor preferida.
  • Rolo para pintura.
  • Tábua para suporte.
  • Secador de cabelo.
Observações:
Quanto mais grossa a cartolina for (pode-se usar um tipo de papel ainda mais grosso), mais durável é o stencil. Mas a dificuldade no corte aumenta.
Não confunda o tule com filó! O filó é fino e por isso elástico (o que é um desastre para a aplicação)! você encontra os dois em boas lojas de tecidos.
Mãos a obra!
Imprima o desenho da estampa em preto sólido (sem tons de cinza). Use a cola em spray para colar o desenho na cartolina, para que a colagem fique bem uniforme, facilitando o corte.
Na hora de cortar, mantenha alguns pontos de fixação para a parte interna, veja o exemplo abaixo (o recorte está em preto):
Um stencil simples é assim, mantém algumas linhas de fixação que aparecem na estampa, mas nós não queremos isso.
Agora, vamos colar  o tule sobre o recorte, use cola a vontade, mantenha o tule muito bem esticado e cole-o muito bem!
O tule deve ser colado sobre a figura, ou seja, a camisa ficará do outro lado do tule, mas caso você queria dar um toque na pintura, pode pintar invertido, o tule irá marcar a pintura dando uma textura interessante, experimente! (mas tome cuidado, pintar invertido irá inverter o desenho!)
O que nos resta fazer é retirar os pontos de fixação com o estilete, pode cortar o tule que está sobre os pontos, não tem problema.
Agora sim a parte mais divertida, pintar!
Primeiro, coloque dentro da camiseta uma tábua lisa, para proteger as costas da camiseta e mantê-la bem esticada (pode ser uma prancheta por exemplo).
Acerte o stencil na posição que você deseja e marque a posição (alguns alfinetes nos extremos do stencil, enfim).
Retire o stencil e passe o spray de cola na parte de baixo do stencil, vamos colá-lo na camiseta, isso evita que a tinta vaze, mas n passe muita cola, só o suficiente para fixar o stencil, não se preocupe, a cola de spray soltará facilmente e sairá na primeira lavagem. Aconselho você testar antes com um pedaço da cartolina e um pano qualquer, para ganhar confiança.
 Agora despeje a cor que você deseja em um recipiente e com um rolo pequeno misture-a até que a tinta no rolo fique bem uniforme.
Retire um pouco do excesso e pinte sobre o stencil!
Após a pintura, use o secador de cabelo para secar parcialmente a tinta (coisa de 5 minutos), puxe o stencil para soltá-lo da camiseta.
 Aguarde o prazo estipulado pela tinta para secagem.
 Dicas de pintura:
  •  Use sempre o mesmo sentido na passada do rolo, isso pode minimizar o borramento.
  • Caso exista uma área muito grande com o tule, não aplique muita força, senão o tule poderá afundar e marcar a pintura, é melhor passar várias vezes e garantir uma pintura uniforme.
  • Após a pintura, tente retirar o máximo de tinta que ficou no stencil, guarde-o, se possível, sob pressão, para mantê-lo plano.
  • Uma boa maneira de retirar o excesso é pintar um pedaço da cartolina antes, isso retira o excesso sem prejudicar a uniformidade da tinta no rolo.
Bom, é isso pessoal! Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário