sábado, 24 de novembro de 2012

COMO FAZERUM NÚMERO PARA RESIDÊNCIAS EM MOSAICO

Número para residências feito em mosaico, como fazer

Fazer números em mosaico é trabalhoso e requer muito capricho e dedicação, pois as peças são menores, e é necessária muita precisão para que o número fique perfeito e para que todos possam entendê-lo. Muitas pessoas acham que uma peça destas é cara, e eu penso que é porque nunca tentaram fazer.
Como cada mosaico é novo, não há regras, e os cacos de pastilhas são sempre partes de um quebra-cabeça. Para quem gosta de trabalhos manuais, este é um prato cheio!
Vamos lá?

Como fazer


Faça os números em base de fibrocimento ou piso.
O primeiro passo é cortar sua base na medida desejada.Corte os pisos com a Makita, uma serra adequada para este material. Se você não tem uma serra de corte, pode pedir para um pedreiro fazer esta parte.

 Desenhe os números e os detalhes
Um número bonito deve ter alguns desenhos/detalhes, para ficar bem “aparecido”. Afinal, a
intenção é que ele seja visto por todos, não é mesmo?

Geralmente, faça os números na medida 30 x 30 cm, porque aí é possível fazer alguns desenhos.
Coloque o número na lateral inferior direita, mas você pode fazer de acordo com suas preferências. Não há uma regra. A maior parte dos números é centralizada.
Meça direitinho o espaço onde eles ficarão, e respeite as linhas superior e inferior, para que tudo fique alinhado, e o resultado final seja perfeito.
Uma sugestão para quem tem medo de arriscar é fazer os números no computador, escolhendo a fonte e o tamanho, e imprimir, para depois passar o molde, com o auxílio de uma folha de carbono, para a base. Há muitas fontes lindas, ou seja, você pode fazer números em diferentes estilos, e também com vários tamanhos.
Depois que risque os números, crie os desenhos que quizer, flores e arabescos, pois são motivos alegres, que combinam com qualquer ambiente. Cada número  mede geralmente 14 cm de altura por 8 cm de largura. A medida total do número deste passo a passo é: 14 cm de altura x 24 cm de largura.
Este trabalho pode ser feito também com cacos de azulejos. Use o material que você preferir, ou o que for mais acessível.

A largura dos números  é igual a 2/3 de uma pastilha. Corte a pastilha, deixando 1/3 dela de lado, e use os 2/3 restantes.  Corte as pastilhas conforme explicado
Corte a outra parte das pastilhas ao meio
Estes 2/3 corte pela metade, mas não todas no mesmo formato. Quando o número é mais reto, como o 1, uso pedaços mais retos. Quando o número tem curvas, use mais pedaços irregulares. 

Como o número tem que ser perfeito, para que seja identificado e reconhecido rapidamente, os cacos devem ser colados bem próximos, sem quase nada de espaço entre eles.
Uma dica para quem está começando é que monte cada número sem colar, para fazer tudo perfeitinho, corrigindo os erros com calma, e somente depois fixe os cacos com cola, nos lugares exatos.
Lembre-se sempre que as pastilhas devem ser coladas com o lado liso para cima.
Neste mosaico, sempre faça os números primeiro.
Passe um pouco de cola e fixe os cacos, formando o número. Cole as pastilhas sobre o desenho

Siga colando as pastilhas.

Cole as pastilhas bem juntinhas umas das outras  Siga colando os próximos números

Pausa – Gente, perceba que, foi feito o número invertido… Ainda bem que foi visto o erro antes de a cola secar, e deu para  arrumar tudo rapidamente. O número é 431, e foi feito 341. Bom pra vocês verem como tudo tem conserto.

Número foi colado invertido, mas tem conserto

Corrigi a posição dos números Logo tirei as peças, e montei os números na ordem certa! Ufa! Que trabalheira!
Depois de terminar os números, espere secar um pouco, e comece os desenhos.  Comece a preencher os desenhos

Como a área é pequena, corremos o risco de esbarrar no que já foi feito, e tirar os cacos do lugar. É necessário prestar bastante atenção para que isso não ocorra, nos dando trabalho dobrado.

Complete todos os desenhos

Depois dos desenhos, faça o fundo.

Para o fundo, corte as pastilhas pela metade, algumas mais retas, outras mais inclinadas. Onde há espaços menores, corte cacos menores para preenchê-los.  Prepare as pastilhas para preencher o fundo
Comece o fundo pelas bordas Começe sempre pelas bordas, alinhando todos os cacos com os contornos da placa. Não permita que os cacos fiquem para fora, nem para dentro das linhas.
Nos números, sempre faça o fundo bem claro, geralmente branco, para dar um contraste com a cor escolhida para os números, proporcionando um destaque maior dos mesmos. Preencha todo o fundo da placa
Faço as bordas, vire cuidadosamente a placa, para que os cacos fiquem em seus devidos lugares.
Depois de fazer a borda, espere aproximadamente uma hora, e faça o restante do fundo. Depois de todo o mosaico feito, espere secar de um dia para o outro.

Passe o rejunte sobre o mosaico
No outro dia, siga as etapas do passo a passo básico: rejuntar…..
….limpar o excesso e esperar secar……  Limpo o excesso e espero secar
Limpe totalmente a superfície do mosaico …….limpar bem, 
……passar verniz acrílico, retirando prontamente o excesso dos cacos. Aplique verniz e limpe o excesso
Aplique rejunte nas laterais Nas laterais, passe o rejunte com o dedo, preenchendo todos os vãos. Depois de seco, tire o excesso com uma lixa. 

Depois de lixar as laterais, aplique 2 demãos de tinta esmalte branco à base de água.  LIxe e pinte as bordas para dar acabamento

Número para residências feito em mosaico, como fazer
Prontinho!
Dá trabalho, mas vale muito à pena!


Espero que vocês gostem e entendam direitinho este passo a passo!
Fonte: Viladoartesão

Nenhum comentário:

Postar um comentário