domingo, 7 de outubro de 2012

Aprenda a fazer o "Pau de Chuva": instrumento de percussão que faz chover


 Trata-se de um instrumento muito utilizado em percussão, além de ser um objeto mágico, que segundo os indígenas é capaz de atrair a chuva.

A fabricação da peça é simples, exige poucos materiais, apenas bambu e ferramentas para cortar e perfurar. Os índios dizem que metais aquecidos são utilizado para a perfuração, eu prefiro a boa e velha furadeira manual.

Para fabricar o instrumento necessitamos de um pedaço de bambu com medida que varie entre 50 centímetro e 1 metro, palitos para churrasco (de bambu), cola de madeira, furadeira elétrica ou manual, sementes e grãos.

Siga os passos abaixo e veja como é fácil a sua fabricação.


1) Separe o bambu.


2) Com o esmeril alinhe as duas pontas do bambu e retire as farpas que podem machucar. Caso não tenha esmeril, essa etapa pode ser realizada friccionando as pontas contra o cimento.

Veja como ficou.

3) Usando uma serra, faca, ou qualquer outro instrumento cortante de precisão, retire os brotos que nascem ao longo do bambu, principalmente entre os gomos.

Veja como deve ficar.

4) Com uma faca e martelo de borracha abra um furo na ponta côncava do bambu. Deixe a faca em ângulo, para que possamos encaixar a tampa novamente.

5 - A tampa dessa ponta deve ser guardada, pois será utilizada.

6) Agora precisamos romper o gomo do bambu. Para isso utilizamo um pedaço de ferro comprido.

Bata com força, na barreira que existe entre os dois gomos de bambu.

7) Após o rompimento vamos marcar os pontos onde faremos furos para a introdução dos palitos de churrasco. O primeiro procedimento e riscar uma espirais em torno do bambu, em todo o seu cumprimento, cuide para que o espaço entre as linhas paralelas tenham um distanciamento de aproximadamente três dedos.

8)Após riscar as espirais, vamos fazer riscos retos, ao longo do bambu, faça vários riscos paralelos, com uma distância de aproximadamente de três dedos.

Vamos furar no local onde os riscos se cruzam.

9) Lembre-se de usar uma broca que tenha o mesmo diametro dos palitos de churrasco, ou até mesmo, um pouco menor.

Veja como ficou a peça furada

10) Agora colocaremos os palitos nos orifícios. Os indígenas não utilizam palitos de churrasco, ele fazerm varetas com outro gomo, do próprio bambu.

Se encontrar resitência utilie um martelo de borracha, cuidadosamente.

11) Corte ou quebre o palito excedente, rente ao bambu.

12) Veja como ficará a peça por dentro, após a introcução de todos os palitos.




13) Coloque grãos e miçangas no orifício que deixamos aberto no bambu.






14) Agora iremos tampar novamente o bambu, com a tampa que retiramos na etapa nº 5. Para isso passe uma camada generosa de cola branca, na área que será tampada.






15) Veja como deve ficar.


16) Aplique mais cola na área externa da tampa, para vedar completamente.







17) Deixe secar por aproximadamente 24 horas. A cola deve estar plenamente fixa na peça. e pronto, temos o Pau de chuva.


Use a criatividade para decorar a peça, veja abaixo dois exemplo que extraimos dos sites Quatro Cantos e Iande Art




Ouça o som que o instrumento emite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário