sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência 

21 de Setembro



Data tem como finalidade alertar sobre a importância de garantir os direitos dos cidadãos com necessidades especiais
 
Hoje é Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data, instituída pela lei n°11.133 de 2005 por meio da ação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência (CONADE), tem como objetivo atentar à sociedade sobre a importância da inclusão social e da promoção da acessibilidade plena dos portadores dos diversos tipos de deficiência.
O Complexo Educacional FMU, com mais de quarenta anos de tradição em responsabilidade social e em consonância com as ações públicas e privadas para garantir a qualidade de vida, é a primeira instituição de ensino a dedicar-se ao estudo dos direitos das pessoas com necessidades especiais por meio do Núcleo Metropolitano de Pesquisa Jurídica sobre Inclusão da Pessoa com Deficiência em que são estudadas e discutidas as questões relativas à defesa jurídica dos cidadãos com algum tipo de deficiência. “É um núcleo pioneiro, é a primeira vez que se cria algo nesse sentido em âmbito acadêmico, e hoje, a legislação voltada para a pessoa com deficiência, apesar de ser numerosa, é complexa e de difícil entendimento, principalmente pelas pessoas que mais precisam dela que são os deficientes”, garante o coordenador do curso de Direito da FMU, Prof. Dr. Antonio Rulli Neto.
O Núcleo de Pesquisa é formado por professores, profissionais convidados e alunos da Graduação. Para o professor a iniciativa é de grande relevância para o aprendizado dos estudantes. “É importante colocar essas atividades para mostrar ao estudante o funcionamento do Direito na prática e apresentar a importância da formação humana, além do aprendizado dogmático da graduação”. Ele ressalta também que o projeto produzirá profissionais jurídicos melhores. “O aluno não pode ser mais um estudante passivo, que espera receber simplesmente a informação, tem que partir dele a iniciativa de buscar, de querer saber, contestar, porque se ele não é estimulado a discutir na faculdade, ele não se forma um bom profissional do Direito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário