quarta-feira, 22 de agosto de 2012


Como Fazer Marionetes com Tampinhas Pet e técnica de manipulação de fantoches


As marionetes ou fantoches são bonecos que representam pessoas ou animais que são manipulados por meio de cordéis por pessoas ocultas atas de um palco em miniatura.
técnica de manipulação dos marionetes não são tão difíceis como as pessoas imaginam, tudo vai depender do treino, e através dos fios de comando o manipulador dá vida ao boneco lhe proporcionando gestos dos mais diversificados onde o comando ou cruzeta controla os movimentos.
Esta é uma interessante forma de entretenimento para adultos e crianças, principalmente crianças, onde a imaginação vai além da fronteira do pequeno mundo que é criado no pequeno palco onde são contadas as mais diversas histórias.
vídeo de como fazer marionetes com tampinhas pet e que também trazem algumas dicas de técnica de manipulação de fantoches  é excelente sugestão para professores e educadores levarem para seus alunos, por se tratar de um material barato, e em sua maioria reciclado ajudando assim na preservação do meio ambiente transformando o “lixo” em fantoches de brinquedos.
Peça aos alunos que tragam o seguinte material:
- 1 Bola de isopor de 50 mm;
- 3 barbantes de 50 cm;
- 2 barbantes de 60 cm;
- 10 tampinhas pet com 1 furo no meio
- 18 tampinhas pet com 2 furos no meio
- 1 tampinha pet com 2 furos no meio e 2 nas laterais
- 1 Palito de sorvete
- 2 palitos de dente
Outros materiais para criação do fantoche  podem também ser usados, use a criatividade para criar os cabelos, roupas etc.
Para confecção da marionete você também irá precisar:
- 1 chave de fenda Philips fina para fazer os furos nas tampas
- 1 caneta retroprojetor para desenhar o rosto
- 1 tubo de cola branca
No vídeo abaixo você irá aprender como fazer um marionete com tampinhas pet e a técnica de manipulação dos fantoches. Lembrando que este boneco tem fins educativos e não profissionais por isso a simplicidade e a limitação são bem óbvias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário