terça-feira, 9 de julho de 2013


PAP DE MANDALA DE CD/DVD




Como prometido aqui vai o PAP de mandala confeccionada a partir de CD/DVD velhos ou usados. O trabalho é um pouco delicado, então é melhor começar com um desenho simples. Na internet há vários moldes de mandalas, escolha um a seu gosto. Isso é importante, pois a mandala é um desenho circular que mexe com nossa organização interna, dá ordem ao nosso caos interno, então cada detalhe do desenho, cada cor escolhida tem um significado pessoal. Você vai precisar de CD/DVD velho, verniz vitral (ou tinta acrílica), aguarraz, pincel de ponta fina, tinta relevo (dimensional), lantejoula/paetês, cola lantejoula, fio de nylon, contas/bijus.






Se você usar um DVD, é preciso antes abri-lo ao meio com uma chave de fenda pequena. Se utilizar um CD, não precisa fazer isso, pois ele é inteiriço. 








Depois de separado o DVD, pegue a parte mais transparente e deixe de molho na água sanitária por uma noite. Se utilizar o CD, talvez precise de mais tempo de molho até ficar totalmente transparente. Tem gente que tira o filme (a parte escrita) do CD com fita crepe, mas nem sempre é tão fácil. Eu prefiro deixar de molho na água sanitária. É melhor deixar de molho mais de um CD/DVD para garantir mais mandalas, caso você erre em alguma etapa ou não fique satisfeita com o resultado.






Depois de escolher o molde, posicione o DVD/CD em cima do desenho e copie com a tinta relevo. Tente fazer um traço fino, para isso aperte de leve o tubinho da tinta relevo. É melhor praticar um pouco numa folha de jornal antes de iniciar o trabalho, até estar com a mão firme. Quanto mais fino e firme o traço, mais o desenho fica bonito.










Espere secar e comece a pintar com o verniz vitral. Você também pode escolher tinta acrílica ou plástica, o resultado fica um pouco diferente. O verniz vitral dá impressão de falso vitral, a transparência da mandala fica bonita quando pendurada em local onde bate sol. A tinta acrílica deixa a mandala mais opaca, mas os dois resultados ficam bonitos. 






Deixe secar e então adicione detalhes a seu gosto com a tinta relevo (dimensional) e as lantejoulas/paetês (cole-as com a cola-lantejoula). Eu usei chatton também. 





Essa etapa é opcional, mas quando escolhemos um desenho mais simples, os detalhes em dimensional e lantejoula enriquecem o trabalho.





Depois de seco, aqueça a ponta de um prego na chama de uma vela e fure a parte de cima e de baixo da mandala, tente manter os furos numa linha reta. Use um alicate para segurar o prego para não se queimar. Passe o fio de nylon pelos furos e preencha-os com as contas, na ponta coloque uma bijuteria maior para dar peso e equilíbrio à mandala. Você também pode usar fitas na ponta.  Dê preferência à contas pequenas e cuja cor se harmonize com as cores da mandala. Eu amarrei uma alça de latinha de alumínio para pendurar a mandala na parede. 



Para limpar os pincéis utilize a aguarraz e depois lave-os com água e detergente, se não fizer isso, eles ficam duros. Faça seu trabalho em local arejado e de preferência longe de crianças pois o verniz vitral e a aguarraz são tóxicos.



Quanto mais mandalas fizer, mais e mais elas ficarão bonitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário