domingo, 30 de dezembro de 2012

Bora tomar manga com leite?


Lassi é uma bebida muito comum na Índia e Paquistão. Basicamente é iogurte batido com temperos, e alguma castanha e/ou frutas. O de manga com cardamomo é o mais comum, e também um dos mais gostosos. E bora combinar, tem um gostinho de transgressão esse negócio de manga com leite, né? Com a vantagem de ser de-li-ci-o-so! E nesse verão, quem não precisa de uma bebida gelada?


Ingredientes:
1 xícara de manga picada ou suco concentrado de manga
♥ Uma pitada de cardamono (ou 2 cápsulas)
♥ 1 1/2 xícara de iogurte natural
♥ 1/2 xícara de leite
♥ Uns 8 cubos de gelo
♥ Açúcar a gosto

É só bater no liquidificador. Mas tem um porém.


O cardamomo é um tempero delicioso pra café, geleias e doces.  Tem forma de cápsula e é preciso tirar a casca e aproveitar os grãos internos. O porém é que, se você bater os grãos direto no liquidificador, eles não se desfarão totalmente, e o sabor vai aparecer menos e a textura não vai ser muito legal. Então sempre pulverizo os grãos no almofariz (embora seja possível comprar o cardamomo já moído).

Você pode testar vários sabores. O que varia não os ingredientes destacados. Os outros ingredientes estão sempre na receita.
* Outras opções tradicionais de lassi: manga com açafrão | manga com gengibre e pistache | morango com cardamomo | limão com pimenta do reino | coco com limão | banana com limão e mel | coentro com pimenta, etc, etc, etc.
* Algumas receitas levam sal, como o de hortelã com pimenta.
*  Usei o iogurte natural que sempre tenho na geladeira, pois faço em casa, numa iogurteira . Dá um iogurte grosso que uso muito pra várias coisas, até como creme de leite.
* Se você gosta de comer bem, não compre temperos em grãos na sua forma moída. (Isso vale pra cardamomo, pimenta, cominho, e tudo o que consigo lembrar.) O sabor nunca é o mesmo. Vale a pena ter um almofariz, ou até um daqueles pilões de alho, pra esse fim.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário