segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Velas trabalhadas com gelo
 
O QUE É PRECISO
(PARA FAZER UMA VELA)
VELA DE 25mm DE DIÂMETRO
MOLDE PARA VELA DE PLÁSTICO RÍGIDO
ESTILETE
DISCO DE TINTURA
125 gr DE PARAFINA
TERMÔMETRO PARA CERA
ADITIVO PLÁSTICO
ROLO - GELO
SACO PLÁSTICO
TIGELA PEQUENA

Com esta técnica rápida e simples, você pode fazer velas com desenhos delicados como os de uma renda. Se você colorir a cera, o efeito será ainda mais bonito.
As velas feitas com gelo no interior do molde produzem maravilhoso efeito etéreo (a cera, quando se solidifica ao redor do gelo, forma desenhos que lembram uma renda). Para reforçar a vela, você deve juntar um aditivo plástico à cera antes de derramá -la no molde.

Esta técnica funciona particularmente bem com velas tingidas com cores fortes. Para evitar que a água fique próxima do pavio e apague a vela, foi usada uma vela fina de 25 mm de diâmetro em vez de barbante de algodão. Você deve colocar o molde dentro de uma tigela, para escorrer a água quando o gelo derreter. Por isso, o fundo do molde não deve ser fechado, pois a água ficaria presa dentro dele.

VELAS COM GELO SÃO FEITAS PARA:
centros de mesa • arranjos decorativos florais.
Para mais informações sobre os materiais básicos para fazer velas, veja Criações especiais, Velas, págs. pág.. Para tingir a cera, veja Velas, pág. e págs. 13-16.
1- Introduza a vela que vai ser usada como pavio dentro do molde, cortando-a no tamanho adequado, se necessário. Certifique-se de que a ponta do pavio saia pelo furo da base do molde.
2 - Raspe um pouco de tintura do disco em uma panela para banho-maria e acrescente a parafina. Derreta a parafina e aqueça até 99°C. Junte o aditivo plástico, derreta-o e verifique a temperatura.
3 - Coloque o gelo em um saco plástico e amasse-o com um rolo. Não quebre o gelo em pedaços pequenos demais (2 cm são suficientes).
4 - Coloque o molde na posição vertical dentro de uma tigela e encha-o com o gelo picado, assegu-rando-se de que o pavio da vela fique centralizado.
5 - Despeje a cera derretida por cima do gelo até encher todo o molde. Deixe repousar por uma hora, suficiente para que o gelo derreta e a água saia para a tigela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário