sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Tecelagem com tiras de pano
1- Para começar a tecer, enrole uma tira de tecido (trama) ao redor da primeira tira da urdidura a uns 2 cm da borda da moldura e amarre-a com um nó forte.
2- Comece a tecer, passando a tira por. cima e por baixo, respectiva-mente, das tiras da urdidura. Ao chegar ao final de uma fileira, dê uma volta e continue tecendo como foi indicado.
3- Para mudar o desenho, amarre uma tira de tecido de cor diferente à anterior com um nó de tapeçaria.
NÓ DE TAPEÇARIA

Os nós de tapeçaria são os mais indicados para arrematar os trabalhos com tecido, pois ficam lisos e não atrapalham quando se acrescentam novas cores à trama.
Truques
Para fazer a trama, você pode utilizar, indiferentemente, fita ou cordão. Se usar tiras de tecido, recomenda-se sobrepor as uniões para evitar que se separem ao tecer.
4- Forme a trama com tiras de tecido de diferentes cores até chegar à extremidade inferior da urdidura. Para arrematar o tecido, amarre a tira da trama na última tira da urdidura.
5- Retire com cuidado o tecido da moldura.
Para isso, corte as tiras da urdidura enroladas ao redor dos pregos situa-dos na parte sl:lperior da moldura.
6- Corte do mesmo modo as tiras enroladas ao redor dos pregos da parte inferior, com uma tesoura afia-da. Tome cuidado para não cortar nenhuma tira da trama.
7- Amarre fortemente as tiras da urdidura, uma na outra, para arre-matar o tecido. É a melhor maneira de se assegurar de que o tecido não se desmanchará ao retirá-Io da moldura.
 
8- Arremate o tecido cortando as pontas que tenham sobrado. tanto nas bordas superior e inferior quanto nas laterais. Tome cuidado para não cortar os nós.
Toque final
Para confeccionar um porta-moedas com uma pequena aba, dobre o tecido no comprimento. Costure os lados com pequenos pontos de alinhavo e fixe a aba com velcro.
     
Forre a peça
com um tecido
liso que combine,
para esconder os
nós, dobre-o e
costure as laterais
para confeccionar
o porta-moedas.
   
   
   
   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário