quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Pontos diferentes de bordado à mão
PONTO CORRENTE

Este ponto é usado para contornos, em fileiras paralelas, para preen-cher uma figura, ou em uma só linha em espiral, a partir do centro de um desenho. Trabalhe de cima para baixo, formando uma série de Iaçadas do mesmo tamanho. A última laçada é presa com um ponto atrás.
PONTO CHEIO

Trabalhe em qualquer direção. Você pode criar efeito de luz e sombra variando a direção. Use o ponto cheio apenas em áreas pequenas, pois, se os pontos forem muito longos, ficarão desalinhados.

Retire a agulha pela borda da figura, enfie-a no extremo oposto e volte a tirá-Ia junto ao buraco de saída. Os pontos são trabalhados bem juntos, de maneira que a superfície do tecido fique firme e uniformemente coberta.
PONTO CHEIO ENCONTRADO

Use-o para rechear figuras muito grandes - difíceis de preencher com ponto cheio básico - e, tam-bém, para combinar linhas de várias cores.

Faça uma fileira básica alternando pontos cheios longos e curtos, seguindo o contorno da figura que vai rechear e com pontos bem juntos para cobrir o tecido de fundo. Na volta seguinte, preencha os espaços que não foram cobertos pela fileira básica, com pontos cheios do mesmo compri-mento. Continue assim até preen-cher toda a figura.
PONTO CORRENTE BICOLOR

É uma variação decorativa do ponto corrente, que pode ser trabalhada em duas cores. Para que a fileira fique mais grossa, você pode alinhavar duas vezes em direções alternadas.

Trabalhe uma fileira em ponto corrente e, depois, faça um ponto de alinhavo por cima de cada ponto, da direita para a esquerda e sem pegar o tecido do fundo. A segunda linha é bordada com uma agulha de tapeçaria com ponta rombuda.
PONTO CHEIO ACOLCHOADO

Se quiser criar áreas de ponto cheio com relevo maior, trabalhe os pontos sobre um acolchoado de outros pontos.

Trabalhe fileiras de fundo em pontos de alinhavos, ponto cheio ou ponto atrás, sobre o desenho que vai rechear. Depois, cubra-o com ponto cheio, feito da maneira habitual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário