terça-feira, 11 de setembro de 2012

Pião feito com CD, Rolha e Espetinho


  Pião feito com CD, Rolha e Espetinho.  Com o material em mãos leva, no máximo, 15 minutos.

Material: CD (qualquer marca); Estilete, Rolha (do vinho e ou bebida da sua preferência); Vareta Plástica, de Bambu ou Madeira (tipo espetinho etc); Alicate e ou Tesoura para cortar a Vareta; Chave de Fenda (fina) e ou qualquer utensílio (até mesmo uma pedaço de arame) para furar a Rolha (com precisão), Tampas e ou pedaço de embalagem colorida para os acessórios.  O passo a passo está bem fácil, mas vamos lá.
Fure a Rolha com cuidado (e em linha reta), para não esfarelar e atravesse a Vareta disponível, para firmar na hora de refilar (desbastar) a ponta.


Ao refilar, se quiser, pode marcar o tamanho do orifício do CD na ponta da Rolha, para facilitar. Desbaste até encaixar a ponta (com mais ou menos 1 cm de comprimento) e depois a force em parafuso, para ficar bem firme. Ou seja, a Rolha deve ser desbastada como se fosse um cone.

O tamanho da Ponta de Madeira ou Plástico, na parte inferior, fica ao seu critério: plástico de uns 4 cm e madeira de uns 2 cm. Não é uma regra, mas quanto menor a Ponteira, dependendo do material, maior aderência, velocidade e estabilidade do Pião. Se quiser que o Pião saia quicando, deixe a ponteira maior.  Teste os tamanhos e veja que tipo de movimento o Pião faz (ou não faz!).


Bom, friccionar o Cabo do Pião (parte superior da Vareta) acho que não é mistério. Esta Vareta Banca facilita por que é quadradinha, mas a de Madeira também é tranquila para lançar o Pião.


Os acessórios você inventa se quiser e com o que quiser. Se tiver tampinhas plásticas é só furar. Pode usar papel estampado (esse é de Embalagem de Pizza) etc..., é só dar asas à imaginação.

  Esses daqui também podem ser usados em diversos desafios: beleza, velocidade, complexidade etc.




Estes Piões não estão parados, mas em alta velocidade. É isso, boa diversão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário