sábado, 22 de setembro de 2012

Modelagem em gesso
O que é preciso

OBJETO QUE VAI SER MOLDADO, POR EXEMPLO, UMA CONCHA
BANDEJA DE MADEIRA OU ASSADEIRA,
PLATILINA, BORRACHA DE LATEX LÍQUIDA, PINCEL, GESSO.


Para o método alternativo

BOLAS DE BORRACHA, SERRA, ESPETO, TESOURA, PLATILINA, BORRACHA DE LÁTEX LÍQUIDA, GESSO.
Embora você possa comprar moldes para modelar diversos objetos, é mais divertido fazê-los e, além disso, são mais originais e versáteis.

Confeccionando um molde de borracha e empregando-o para reproduzir o original, chamado "matriz", com gesso, você pode fazer cópias de vários objetos.

É preciso escolher as figuras para depois poder tirar o molde sem problemas. O molde deve ser tirado pelo ponto mais largo da matriz, que não deve ter fendas complicadas, de difícil reprodução. Como o molde é flexível, será preciso empregar um suporte para que o peso da figura moldada não o deforme. O suporte pode ser de gesso, ou ser um recipiente com areia fina. Para fazê-lo de gesso, recubra a matriz de borracha de látex e, depois, jogue gesso por cima. Depois de seco, retire a matriz. Em seguida, o molde de borracha é colocado no suporte, que é preenchido com gesso para fazer a figura moldada. O gesso pode ser comprado em drogarias e a borracha de látex em lojas de artes.

OS MOLDES SÃO USADOS PARA FAZER: reproduções em gesso de diversos objetos.
Primeiramente, você deve praticar fazendo um molde de uma figura muito simples, para acostumar-se com os materiais. Depois siga as indicações para fazer um molde e um suporte de ustentação, en-quanto modela. Na próxima pagina, há um método alterna-tivo em que você pode usar areia como suporte.

FERRAMENTAS

BORRACHA DE LÁTEX LíQUIDA E GESSO
A borracha de silicone ou látex é um líquido que se aplica à matriz com um pincel. É preciso deixá-la secar por 30 minutos antes de aplicar a camada seguinte. Vão sendo acrescentadas várias camadas até alcançar a espessura suficiente para formar um molde flexível e firme. Para o moldado, você pode usar diversos tipos de gesso, até o alabastro, mas, para praticar, bastará o gesso comum. Também existe gesso de cerâmica e gesso cor da pele.
CONFECÇÃO DE UM MOLDE COM SUPORTE
1 - Coloque o objeto ou matriz que vai ser reproduzido sobre uma assadeira ou um tabuleiro de madeira. Prenda-o por baixo com massa de plastilina.
2 - Aplique borracha de látex a toda a superfície e às bordas da matriz. Deixe secar a borracha e aplique, no mínimo, outras dez camadas da mesma forma.
3 - Uma vez seco,levante um aparede de platilina ao redor da borda do molde até uns 6mm por cima da parte mais alta do objeto. Cuidado para não deixar buracos na platilina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário