segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Blocos tridimencionais tecidos com fita
 
O que é preciso
fitas de 4,6 m de comprimento e
23 mm de largura, nas tonalidades clara, média e escura (para um quadrado de 33 cm de lado)
entretela auto-adesiva
tabuleiro para alfinetes e alfinetes tesoura

Para criar o tradicional desenho de patchwork em três dimensões, basta entrelaçar pedaços de fitas coloridas.

A urdidura e a trama usadas aqui medem 35 cm de lado, a mesma medida da entretela. É possível que seja preciso retirar algum alfinete da borda do tecido conforme forem sendo introduzidas as fitas diagonais.
Este motivo, baseado num tradicional desenho de patchwork, é feito com três cores: uma escura, outra média e uma terceira clara. Entrclaçadas, criam a ilusão áptica de blocos em três dimensões.
A urdidura e a trama são criadas pelo método tradicional, com uma terceira fita entrelaçada diagonalmente. Para a urdidura e a trama, cortam-se as fitas de cor média e escura com largura e comprimento necessários. Também é preciso um pedaço de entretela auto-adesiva, nas mesmas medidas da urdidura e da trama.

As FITAS ENTRELAÇADAS PODEM SER USADAS PARA:
forros de almofadas • toalhas individuais.
1- Marque uma pequena margem para a costura em um pedaço da entretela. Com a parte adesiva para cima, prenda-a ao tabuleiro com alfinetes.
2- Prenda a urdidura (a cor média) na borda superior da entretela. Assegure-se de que as fitas se toquem sem se sobreporem.
3- Teça a trama (tom escuro):
Iª carreira, por cima de I, por baixo de I. por cima de 2, por baixo de I,
2ª carreira, por baixo de I, por cima de 2, por baixo de I. por cima de 2, 3ª carreira, por cima de 2. por baixo de I. por cima de 2, por baixo de I. Repita até o final. Use a mesma seqüência com todas as fitas.

Truques
Use uma segunda cor no
tecido diagonal, para dar mais profundidade.

6-
Cuidado para que o tecido fique uniforme. Pregue as fitas na entretela, passando-as a seco,
à temperatura média.
4- Para as diagonais, empregue uma fita de cor clara. Comece a tecer para baixo, a partir da borda superior e passe a fita por cima de duas tiras da trama (escuras) e, em seguida, por baixo de duas tiras da urdidura (médias). Repita a seqüência até chegar ao canto inferior esquerdo (veja à esquerda).

5- Passe a fita sobre a última tira da urdidura e apóie-a na entretela. Prenda-a com alfinetes. Faça com que fique reta e esticada. prenda a outra ponta com alfinetes e recorte os excessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário