sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Vidro
3 - Segure o vidro por uma das ex-tremidades, colocando os pole-gares de ambos os lados do risco e exerça pressão para cima com os dedos colocados debaixo de ambos os lados do risco.
4 - O vidro se partirá na linha, com um ruído seco.
Ao parti-lo, certifique-se de mantê-lo longe da superfície de trabalho.
Qualquer aspereza das bordas pode ser polida depois.
5 - Para cortar uma tira fina de vidro, faça um risco como antes. Segure o pedaço principal de vidro com uma das mãos e faça pressão com o alicate colocado do outro lado do risco.
Truques
Faça muitos cortes, para praticar, em pedaços de vidro barato e, de vez em quando, lubrifique a mola do cortador.
6 - Pressione o alicate de vidra-ceiro para baixo e ligeiramente para fora.
O vidro deve partir-se de forma limpa, como antes, pela linha previamente riscada.
Você vai precisar cortar em curvas, par afazer um painel de vidros coloridos. Para obter a figura desejada, trace o desenho num papel e coloque o papel debaixo do vidro, como guia, para conduzir o cortador de vidros.
COMO CORTAR EM LINHAS CURVAS
1 - Coloque adequadamente o vidro sobre o desenho. Como antes, risque a superfície seguin-do a curva com o cortador, mas em direção contrária a você, para não tampar o desenho com sua mão.
2 - Segure firmemente o vidro com uma das mãos e dê-lhe pequenos golpes por baixo, com a bola da extremidade do cortador. Comece por um lado e aumente a pressão ao ir avançando.
3 - Conforme avança ao longo do risco, verá como se vai desenvol-vendo o corte.
As duas peças se separam e uma cairá na superfície de trabalho, deixando uma suave curva.
ACABAMENTO DAS BORDAS
Lixe os cantos com uma lima para vidro ou uma pedra de carbureto de silício. Trabalhe em di-reção contrária a você, para evitar que os pedacinhos de vidro saltem em seu rosto. Com muito cuidado, lim-pe a superfície de trabalho com um pano macio e jogue-o fora.
4 - Se precisar polir ligeiramente alguma curva pronunciada, mor-disque cuidadosamente o canto com o alicate de vidraceiro, até obter a forma desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário