segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Mosaico
A palavra mosaico lembra trabalhos feitos com pequenos ladrilhos de cerâmica (chamados tessela), como tijolos em miniatura. Podem-se fazer mosaicos com qualquer tipo de caco de vidro ou de cerâmica. pedrinhas ou conchas e qualquer material com o qual se criem áreas regulares.
Qualquer superfície lisa, seca e limpa - mesas de compensado, paredes e assoalhos - pode ser revestida com mosaicos. Para fazer o revestimento rápido e barato que mostramos aqui, foram usados cacos de ladrilho e de porcelana. Antes, faça um esboço do desenho e preste atenção à segurança.

USE O MOSAICO PARA REVESTIR: tampos de mesa • números de casa • murais. vasos. pisos.
O que é preciso
óculos de proteção, máscara para boca e nariz, cacos selecionados de ladrilho e porcelana, alicate para cortar ladrilhos, compensado de 12 mm cortado no tamanho e formato desejados, caneta hidrográfica grossa, estilete, cola a prova dágua, massa para vidrasseiro colorida, luvas de borracha, pote pequeno, retalhos de pano ou estopa,pincel, seladora para madeira.
A técnica de criar objetos de decoração com cacos de cerâmica, vidro ou argila cozida é antiqüissima e dá excelentes resultados com cacos de louça e de porcelana. Uma boa maneira de reaproveitar objetos quebrados.

E
m uma folha de papel, desenhe o seu projeto. Classifique por cor os cacos grandes que tiver para trabalhar, Não importa se alguns cacos não forem planos, desde que possam ser cortados em pedaços pequenos.
Use sempre os óculos e a máscara de proteção ao cortar e jamais aproxime o rosto do material que estiver cortando, Para saber a quantidade necessária, vá dispondo os cacos já quebrados sobre o desenho que fez no papel, até cobri-lo. Use massa de vidraceiro cinza ou tinja a massa branca com pigmento em pó dissolvido em pequena quantidade de água.
1 - Com óculos e máscara, corte alguns ladrilhos para treinar. Prenda o caco entre os dedos, como na foto e segure bem na ponta das alavancas do alicate. Feche o alicate e observe que ele não deixe lascas na área de corte. Repita várias vezes, até adquirir segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário