terça-feira, 28 de agosto de 2012


Como trabalhar em vime
1- Começando a trabalhar ao longo da base, dobre a ponta curta de um montante e passe-a por trás do montante seguinte e pela frente de outros dois. Enfie-o atrás do montante seguinte. Repita com todos os montantes sucessivos.
2- Termine os últimos três montantes da mesma forma, ainda que os montantes à frente dos que devem passar estejam dobrados. Passe o último montante por baixo da curva do primeiro, pela frente dos outros dois e enfie para dentro.
3- Trabalhe 4 fileiras de tecido, aos pares, com vime n° 3. Coloque duas tramas consecutivas. Passe a da esquerda pela frente de um montante, por cima da outra, por trás de outro montante e pela frente. Repita com a segunda trama.
4- Continue tecendo os lados até ,completar quatro fileiras. Para acrescentar uma nova trama, mantenha a extremidade da anterior na mão esquerda e introduza a ponta da nova trama de modo que fique enfiada atrás de um montante e passe por baixo da trama anterior.
5- Passe a nova trama pela frente de um montante, por trás do seguin-te e, de novo, pela frente. Empurre as tramas para baixo para que o tecido fique apertado. Deixe que as pontas sobressaiam para frente e para trás e continue tecendo como antes.
6- Para continuar os lados curtos, diminua o tecido: introduza uma trama em dois montantes do canto. Teça-a até o montante correspondente do outro lado.
Circunde-o e teça no sentido inver-so. Na carreira seguinte, dê a volta à trama um montante antes e, assim sucessivamente, até alcançar os dois montantes centrais.
7- Pegue as tramas e continue tecendo ao redor da base, como antes, por cima dos lados preenchidos. Complete outras duas carreiras até ter um total de seis carreiras, sem contar o recheio, ao redor de toda a base.
8- Ao chegar ao princípio, as duas tramas ficam na parte da frente. Complete o tecido, passando a trama da direita por baixo da vareta superior da última carreira, para prendê-la.
CAIXA DE FERRAMENTAS
ALICATE DE CORTE LATERALO alicate de corte lateral tem um lado reto e o outro curvado para dentro, para as arestas cortantes. Permitem torcer o vime com facilidade. Para cortar as pontas sobrassalentes, mantenha o lado reto do alicate virado para a cesta.
9- Recorte as pontas das tramas com o alicate de corte lateral. Para cortá-las de lado, apóie o lado reto do alicate contra o montante.
Não deixe as pontas muito curtas, pois elas têm de ficar apoiadas num montante para não se desmanchar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário