segunda-feira, 13 de agosto de 2012

COMO FAZER UMA ALMOFADA DE RETALHOS EM PATCHWORK CRAZY

Almofadas em técnica do patchwork Crazy
Quem costura costuma guardar todos os retalhos que sobram, até os mais miúdos. E o passo a passo de hoje é uma amostra de como esse hábito vale à pena. Com retalhos podemos fazer uma capa de almofada com a técnica do Patchwork conhecida como Crazy.
O Crazy é montado a partir de sobras de tecido e dá um resultado visual super diferente. A característica é usar retalhos da mesma tonalidade, mas valendo de tudo, do liso à todo tipo de estampado.

Acondicione os retalhos em sacos transparentes
Aqui vai minha dica de como guardar seus retalhos.
Eu os separo por cor, passo a ferro e depois os guardo em sacos transparentes para facilitar a localização dos mesmos.



Anotem os materiais:
  • retalhos de tecidos
  • tecido liso para forro
  • piquê para o verso da capa
  • manta acrílica
  • botão
Material para fazer uma almofada em patchwork Crazy
Corte a manta e alfinete um primeiro retalhoCorte um quadrado de 42x42cm na manta acrílica, marque o centro desse quadrado e alfinete nele um pequeno pedaço de tecido. Inicie o trabalho sempre com os pedaços menores dos tecidos.
Escolha o segundo retalho, posicione ele lado direito com o direito do primeiro retalho, alinhado numa das laterais e costure essa lateral. 
Desdobre o retalho para o lado certo.
Costure o segundo retalho

O processo todo segue essa regra: o retalho seguinte é posicionado sobre o anterior, direito com direito, e a costura passada numa das laterais pelo avesso. O retalho costurado é desdobrado e o próximo posicionado sobre ele, assim por diante.

Costure os retalhos sempre no sentido horárioOutra regra é que os retalhos devem ser posicionados sempre no sentido horário, o seguinte sobre o anterior, nunca pulando partes. Observe ao lado os retalhos circundando o retalho inicial, formando a espiral. 
Sempre que costurar um novo retalho, acerte as sobras do tecido e continue preenchendo todo o quadrado de manta acrílica. Corte as sobras dos retalhos no final de cada costura
Assente as costuras com o ferro de passarAssente as costuras com o ferro de passar. 
Após isso, acerte os lados deixando o quadrado com 40x40cm.Corte o quadrado exato do Crazy
Costure o barrado de piquêCorte no piquê dois retângulos de 40x6cm e dois retângulos de 47x6cm. Costure-os ao quadrado de patch para fazer a borda da almofada.
Corte no tecido para forro um quadrado de 50x50cm e costure toda a borda ao quadrado de patch.Costure o patchwork no forro
Corte e costure a alça do botãoCorte no piquê um retângulo de 20x6cm dobre-o e passe uma costura fazendo uma tira. Esta será a alça para prender o botão na parte de trás da almofada.

Para o lado de trás da almofada corte no piquê um retângulo de 50x33cm e um retângulo de 50x28cm. Nos dois retângulos, costure uma barrinha numa das laterais de 50 cm.
Ao costurar a barrinha na lateral do retângulo maior, lembre de aproveitar e fixar a alça do botão. Fixe numa dessas laterais a alça para o botão

Vamos montar o conjunto para fechar a almofada.
Faça um sanduíche com o quadrado de patchwork e sobre ele posicione o retângulo maior com a alça do botão para o centro, lados direito com direito, e alinhando com as laterais.
Posicione o outro retângulo sobre o outro lado do quadrado de patch, também com o direito virado para o direito do patch. Os dois retângulos vão se sobrepor deixando uma abertura no centro. Por essa abertura você vai colocar o recheio da almofada, depois de pronta.
Fixe toda a borda com alfinetes.
Sobreponha partes da almofada e costureCosture todo o contorno normalmente. Depois desvire a almofada para o lado direito e passe a ferro para assentar bem as bordas.
Faça uma costura decorativa entre a faixa de piquê e o quadrado de patch. Essa costura vai formar as margens da almofada como se fosse uma moldura.Passe uma costura na borda de piquê
Costure o botão no versoCosture o botão no verso da almofada. Com essa abertura você pode facilmente retirar o recheio e lavar a capa.
Agora é só rechear e admirar o resultado.Capa de almofada com patchwork Crazy

O efeito da técnica do patchwork Crazy faz parecer que é muito complicado de fazer, mas vocês viram que é bastante simples e que a combinação de retalhos faz toda a diferença no final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário