segunda-feira, 27 de agosto de 2012


A arte de fazer nós
Cordão, fios, cordas. Praticamente qualquer material com o qual se possa fazer nós pode ser usado para o macramé. Uma vez aprendidos alguns nós básicos, torna-se fácil fazer uma infinidade de objetos, de muitas formas e tamanhos.

O que é preciso:
CORDÃO
TESOURA
GANCHO FIXO

O macramé é uma técnica inte­ ressante porque permite criar desenhos pessoais. Trata-se de fazer nós e combiná-Ias metodicamente. Pode-se usar fios mais grossos ou mais finos - o objeto que estiver sendo feito determinará o fio a ser escolhido. Os fios finos são ideais para enfeites de roupa, os médios servem para fazer bolsas- e os mais grossos podem ser usados em panos de decoração. A quantidade de fios necessária nunca é exata: depende da grossura do fio, da tensão e da complexidade dos nós e do tamanho do objeto. Como regra geral, calcule de cinco a oito vezes o comprimento do trabalho pronto. Use barbante de embrulho para treinar os nós. Para o macramé, é necessária uma base na qual os fios possam ser pre­ sos. Pode ser 1UIl gancho, uma bancada, um pedaço de linha ou, para trabalhos sem emendas, uma argola de cortina. Seja qual for, esta base é chamada de suporte dos nós.
USE MACRAMÉ PARA FAZER: bordas de abajures, almofadas ou roupas • cachepôs • tapetes • cestas para compras • redes.

Com barbante de embrulho, comece a praticar os nós abaixo. O essencial é que eles tenham todos o mesmo tamanho, o que significa que um não pode ser mais apertado que outro. Não faça nós frouxos demais e mantenha separados os vários fios com que estiver trabalhando. Se os fios forem muito longos, as pontas podem embaraçar.
COMO FAZER O NÓ BAIXO BÁSICO
Este é o nó mais fácil e mais comum. É feito com dois fios internos, em geral mais curtos que os fios tecidos. Prenda um pedaço de cordão em um gancho de parede, para formar os fios internos; assim, eles ficam presos enquanto os externos são tecidos.
1- Prenda os fios. Tome o fio externo esquerdo, passe por cima dos fios internos e por baixo do fio externo direito.
2- Passe o fio externo direito por cima dos fios internos e através do laço formado pelo fio externo esquerdo e aperte o nó.
3- Para o nó seguinte, tome o fio externo esquerdo por baixo dos fios internos e por cima do fio externo direito.
4- Passe o fio externo direito por baixo dos fios internos e através do laço feito no fio esquerdo aperte o nó.
5- Para criar um padrão ao longo dos fios internos, faça um nó mais abaixo, deixando sobrar fios exter-nos dos dois lados, formando laçadas. 
6- Mantenha as laçadas no . lugar, faça outro nó e aperte. Pode-se deixar um espaço entre um nó e o seguinte, ou aproximar os dois nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário