sábado, 7 de abril de 2012

RECEITA IRLANDESA

Culinária Irlandesa
A cozinha irlandesa é tradicional, simples e rústica. Os Irlandeses tem a fama de não dar muito importância à cozinha deles.
Desde o inicio da povoação da ilha, o objetivo da cozinha irlandesa era dar uma boa alimentação ao povo pobre.
A cozinha da Irlanda pode apreciada em duas categorias:
• tradicional, principalmente pratos simples
• atual (moderna), servido nos hotéis, restaurantes para turistas .
A rainha da cozinha irlandesa é claramente a batata. Assada, no forno, simplesmente cozida e alinhada com perejil ou acompanhada com cebolas pode-se comer ao longo de todo país.
A batata é base de muitos pratos tradicionais da Irlanda. A batata chegou à Irlanda na segunda parte do século 17. Desde esse tempo, a batata foi a primeira fonte nutritiva dos pobres junto com buttermilk (pequena quantidade de leite, sobra do processo de fazer manteiga). A batata é extremamente importante como fonte de energia, vitaminas (vitamina C) e minerais. Batatas foram também utilizadas para alimentar porcos. Na chegada do inverno, os porcos eram mortos e o presunto e bacon armazenado. O povo da Irlanda foi muito dependente da colheita das batatas.
Ainda hoje, a batata é dominante na comida Irlandesa e alguns pratos são:
• Colcannon: batata, alho, repolho
• Champ: batatas amassadas misturadas com salsa-cebolinha cortada
• Irish Stew (ensopado)
• Boxty: panquecas de batatas
• Dublin Coddle: lingüiça do porco cozido com ensopado e batatas
No século 20, os Irlandeses adaptaram a comida da cultura ocidental, o fast food dos Estados Unidos e os pratos da Europa continental junto com pratos de outras paises do mundo. As prateleiras no supermercado são cheias de ingredientes para a comida tradicional da Europa, América e Ásia.
A comida tradicional irlandesa à base de carne, gordura, manteiga e fritura, junto com a proliferação do fast food são as causas dos sérios problemas de saúde do povo irlandês. A Irlanda tem uns dos mais altos indices de infartos no mundo. Com campanhas na televisão e programas educativos nas escolas, o governo faz um esforço muito grande para combater este problema.
Com conseqüência destes esforços surgiu, no último quarto do século passado, uma nova cozinha irlandesa, baseada nos ingredientes antigos, mas adaptada nas exigências modernas. A cozinha está baseada em vegetais frescos, peixe, principalmente salmão e truta, ostras e outros crustáceos, soda bred (pão de soda), uma grande diversidade de queijo feito à mão e naturalmente a batata.
Os pequenos almoços suculentos á base de hidratos de carbono e proteínas, para apanhar energia e seguir o costume, são algo ao que não poderá renunciar. Não há que esquecer os ricos pratos de carne e frango sazonados com todo tipo de especiarias, para qualquer paladar.
Bebida
Inevitavelmente a cerveja em todas as suas variedades e sabores, é a bebida por excelência. Guiness é a marca nacional.
A Cerveja: dry stout ou Irish stout é uma cerveja bem escura feita com malte assado ou cevada assada. Quando apareceu a cerveja clara, o stout perdeu mercado em todo o mundo, mas não na Irlanda.
Hoje temos 3 grandes cervejarias na Irlanda:
• Guinness
• Murphy’s
• Beamish
Guinness é uma cerveja escura, originária da cervejaria Arthur Guinness’s St. James Gate em Dublin. É uma das mais prósperas marcas de cervejas no mundo. O nome é bem encadeado com a Irlanda, mesmo que a cervejaria faça parte da multinational Diageo. O tipico sabor da cerveja é influenciado da cevada assada sem fermentura.
Irish Stew (Ensopado)
Um prato comum de vegetais, carne, aves domésticas ou mariscos, cozidos num caldo. A diferença entre sopa e stew é muito ténue. O ensopado é menos liquido que a sopa e serve-se como prato principal e não como entrada.
Porridge
Um prato bem simples, feito com aveia (normalmente esmagada) ou outro cereais, cozido na água, leite ou numa mistura de água e leite.
Café de manhã irlandês
O café de manhã irlandês é volumoso e pesado: lingüiça de porco, bacon em fatias, ovos, pudim preto (sangue cozido na carne), cogumelos, pudim de aveia branco, chá ou café, torrada ou pão de sódio.
Irish Whiskey
Vê a diferença como é escrita a palavra whiskey, com um “e”, na Escócia está escrito “whisky”. O nome vem duma palavra irlandesa significando “água da vida”.
Temos vários tipos de whiskey’s na Irlanda:
• Single Malt, 100% cevada preparada com malte
• Pure Pot Still, uma mistura de cevada preparada com ou sem malte
• Blended Whiskey, mistura de cevada preparada com malte e outras cereais como milho ou trigo
Típico para o whiskey da Irlanda é o pure pot still whiskey, destilado no pot still (whiskey’s de outros cereais são feitos no column still). A cevada verde, sem preparação com malte, dá ao whiskey este sabor temperado sem paralelo.
Na Irlanda há muito menos destilarias que na Escócia. Resultando dos muitos problemas económicos durante os séculos passados. Agora só há 3 destilarias na Irlanda, mais cada uma delas produz vários tipos de whiskey’s diferentes:
• Midleton
• Bushmills
• Cooley (o único com dono irlandês)
Dizem que o whiskey irlandês foi uma das mais velhas bebidas destiladas na Europa. A Bushmills alega que eles têm a licença mais antiga do mundo para destilação: a licença é do James I de 1608.
Irish coffee
O café irlandês clássico compreende: café quente, whiskey irlandês e açúcar com creme batido flutuando em cima, servido no copo.
Baileys Irish Cream
É um licor de R.J. Bailey & Co de Dublin. Baileys é feito do whiskey irlandês junto com nata e com um sabor suave e doce de café, amêndoa, avelã e noz moscada.
RECEITAS

Irish Stew (Irlanda)

Ingredientes
500 gramas de pernil de carneiro desossado
1 cubo de caldo (dissolvido em água)
200 gramas de massa folhada
1 pitada de estragão em pó
500 gramas de batatas
pimenta-do-reino
sal de salsão
1 cálice de rum
Modo de Preparar
Em um prato que aguente o fogo, dispor as batatas em rodelos e cruas; cortar o carneiro em fatias e colocar sobre as batatas, condimentando com o sal de salsão, o estragão e a pimenta-do-reino; despejor o caldo (dois copos); fazer uma massa folhada, cobri-la e com ela cobrir herméticamente o prato, dourando-o com um pouco de gema de ovo, deixando corar no forno durante hora e meia.

Receita de Irish Stew (cozido irlandês)

Ingredientes
1/2 kg de carne de carneiro
1/2 kg de cebola
1 kg de batata
350 g de cenoura
4 ramos de aipo, se quiser
1 Sal e pimenta do reino a gosto
1 caldo de carne
3 colheres de sopa de salsa picadinha
Modo de Preparar
Corte a carne em cubos não muito pequenos. Corte em fatias de 1 cm as cebolas e as batatas. As cenoura e o aipo também. Em uma panela, coloque uma camada de cebolas, depois uma de carne, em seguida uma de batatas, cenouras e aipo. Tempere cada camada com sal e pimenta do reino. Cubra com caldo de carne (feito em casa ou em tabletes, preparado conforme as instruções da embalagem) e cozinhe em fogo moderado até a carne ficar macia. Um pouco antes de servir, salpique com a salsa picada. Sirva com arroz branco.

Irish Stew (Cozido Irlandês Tradicional)

Ingredientes
1 Kg de carne de cordeiro
3 colheres (sopa) da gordura do cordeiro (banha) ou óleo
600 g de batata
450 g de cebolas em rodelas
1 nabo grande em cubos
5 cenouras grandes em cubos
1 colher (sobremesa) de tomilho fresco bem picado
1 colher (sobremesa) de salsa fresca bem picada
1 colher (sobremesa) de cebolinha
1 pitada de sálvia
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta
750 mL de reserva (opcional) ou água
farinha de trigo para polvilhar
1 colher (sopa) de manteiga)
Reserva (caldo)
1 tablete de caldo de carne
temperos a gosto (tomilho, manjerona, sálvia)
sobras de cenouras cruas
sobras de carne crua
Dumplings
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido
pimenta do reino a gosto
Modo de Preparar
Para a reserva, numa panela, coloque as sobras da cenoura, um pouco de sobras da carne, o tablete de caldo de carne e temperos a gosto. Cubra com água e ferva. Reduza em fogo baixo por 2 horas. Vá retirando a gordura e a espuma que forma na superfície. Reserve 3 xícaras (chá) para o cozido (750 mL). Para o cozido, limpe a carne e corte em cubinhos de cerca de 4 cm.
Esfregue um pouco de sal na carne. Polvilhe os cubos com farinha de trigo por todos os lados. Aqueça a gordura retirada do cordeiro em uma caçarola grande e doure um pouco a carne. Retire a carne e reserve. Doure um pouco as cebolas na mesma gordura, retire e reserve. Na panela, coloque a carne e os vegetais na seguinte ordem: carne, cebola, nabos, cenouras e batatas. Entre cada camada, coloque uma boa pitada de tempero de ervas. Regue com a reserva (ou água com sal e pimenta). Ferva e coloque em fogo baixo por cerca de duas horas, ou até a carne ficar macia, mexendo delicadamente de vez em quando, para na grudar.
Adicione mais água se necessário, porém, o cozido tem que ter caldo grosso então não coloque muito. Enquanto a carne cozinha, faça os dumplings: misture todos os ingredientes formando uma massa que tem que ser firme mas não dura. Faça bolinhas com a massa com a mão enfarinhada. Ferva água com 1 caldo de carne (de preferência de porco).
Coloque as bolinhas para ferver por 15-20 minutos na panela tampada, com o cuidado de não destampa-la nesse tempo. Retire os Dumplings e reserve. Cerca de 20 minutos antes do `stew pronto, junte os dumplings com o cozido. Depois das duas horas, retire a carne, os dumplings e os vegetais e reserve. Retire a gordura do molho com uma escumadeira. Misture o molho com o restante de temperos, a manteiga, salsa e cebolinha. Corrija o sal se necessário e re-aqueça em uma panela. Volte com o molho para o cozido. Sirva com fartos pedaços de pão e uma cerveja stout gelada.

Irish stew

Cozido de cordeiro com legumes
Para 4-6 pessoas
Ingredientes
1,5 kg de cachaça ou espádua de cordeiro
1 nabo branco
4 cebolas
4 cenouras
3 hastes de alho poró
1 ramo de cheiros (tomilho, salsa, folha de louro)
Sal
pimenta preta
6 batatas
100 g de couve branca
Molho inglês
1 ramo de salsa picada
Modo de Preparar
Retire os ossos e a gordura da carne, corte-a em cubos e reserve os ossos. Coloque a carne num tacho com água fria com sal, tape, deixe levantar fervura e, em seguida, passe por água.
Arranje o nabo, as cebolas, as cenouras e o alho-porra e corte tudo em pedaços pequenos. Coloque-os juntamente com os cubos de carne, os ossos e o ramo de cheiros noutro tacho e tempere com sal e pimenta.
Cubra os ingredier1tes com água e deixe cozinhar durante 60 minutos. De vez em quando retire a espuma.
Descasque as batatas, corte-as em pedaços, coloque-as no tacho e deixe cozer mais 30 minutos em lume brando. Leve a couve branca e corte-a em juliana. Cinco minutos antes de apagar o lume, coloque-a no tacho. Retire os ossos e o ramo de cheiros, tempere o cozido a gosto com molho inglês e polvilhe com a salsa picada.

Irish Stew (Cozido Irlandês Tradicional)

Ingredientes
1 Kg de carne de cordeiro
3 colheres (sopa) da gordura do cordeiro (banha) ou óleo
600 g de batata
450 g de cebolas em rodelas
1 nabo grande em cubos
5 cenouras grandes em cubos
1 colher (sobremesa) de tomilho fresco bem picado
1 colher (sobremesa) de salsa fresca bem picada
1 colher (sobremesa) de cebolinha
1 pitada de sálvia
1/2 colher (chá) de sal
1/4 de colher (chá) de pimenta
750 mL de 'reserva' (opcional) ou água
farinha de trigo para polvilhar
1 colher (sopa) de manteiga
Reserva (caldo)
1 tablete de caldo de carne
temperos a gosto (tomilho, manjerona, sálvia)
sobras de cenouras cruas
sobras de carne crua
Dumplings
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de sal
1 ovo batido
pimenta do reino a gosto
Modo de Preparar
Para a reserva, numa panela, coloque as sobras da cenoura, um pouco de sobras da carne, o tablete de caldo de carne e temperos a gosto. Cubra com água e ferva. Reduza em fogo baixo por 2 horas. Vá retirando a gordura e a espuma que forma na superfície. Reserve 3 xícaras (chá) para o cozido (750 mL). Para o cozido, limpe a carne e corte em cubinhos de cerca de 4 cm. Esfregue um pouco de sal na carne. Polvilhe os cubos com farinha de trigo por todos os lados. Aqueça a gordura retirada do cordeiro em uma caçarola grande e doure um pouco a carne. Retire a carne e reserve. Doure um pouco as cebolas na mesma gordura, retire e reserve. Na panela, coloque a carne e os vegetais na seguinte ordem: carne, cebola, nabos, cenouras e batatas. Entre cada camada, coloque uma boa pitada de tempero de ervas. Regue com a 'reserva' (ou água com sal e pimenta). Ferva e coloque em fogo baixo por cerca de duas horas, ou até a carne ficar macia, mexendo delicadamente de vez em quando, para na grudar. Adicione mais água se necessário, porém, o cozido tem que ter caldo grosso então não coloque muito. Enquanto a carne cozinha, faça os dumplings: misture todos os ingredientes formando uma massa que tem que ser firme mas não dura. Faça bolinhas com a massa com a mão enfarinhada. Ferva água com 1 caldo de carne (de preferência de porco). Coloque as bolinhas para ferver por 15-20 minutos na panela tampada, com o cuidado de não destampa-la nesse tempo. Retire os Dumplings e reserve. Cerca de 20 minutos antes do `stew' pronto, junte os dumplings com o cozido. Depois das duas horas, retire a carne, os dumplings e os vegetais e reserve. Retire a gordura do molho com uma escumadeira. Misture o molho com o restante de temperos, a manteiga, salsa e cebolinha. Corrija o sal se necessário e re-aqueça em uma panela. Volte com o molho para o cozido. Sirva com fartos pedaços de pão e uma cerveja stout gelada.

Champ

Ingredientes
8 Batatas, Cozidas com casca
1 maço Cebolinha, Picada
4 colheres de sopa Manteiga
1/2 xícara Leite
3 dentes Alho
Sal
Pimenta do Reino
Modo de Preparar
Descasque os três dentes de alho e amasse-os levemente.
Em uma panela coloque as batatas com casca e os dentes de alho, cubra com água e cozinha até as batatas ficarem bem macias.
Amasse as batatas com casca e o alho.
Leve as batas amassadas ao fogo com 3 colheres de manteiga, mexa bem e adicione o leite.
Ao final adicione a cebolinha.
Para servir abra um buraco no meio do purê de batata e adicione a colher de manteiga restante. O calor do purê irá formar uma piscina de manteiga no meio do purê. Não é preciso misturar.

Champ irlandês

Ingredientes
2 kg de batata inglesa
1 molho de cebolinha
1/2 xícara de leite
100 gr de manteiga
Agrião
Aipo
Sal
Modo de Preparar
Descasque as batatas e cozinhe-as no sal até ficarem bem macias ( + ou - 15 minutos). Pique bem a cebolinha. Em uma panela ponha o leite com a manteiga e metade da cebolinha com uma pitada de sal. Aqueça até a manteiga derreter. Desligue o fogo e acrescente o resto da cebolinha.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água e devolva-as para a panela. Usando um socador ou um garfo bem resistente, amasse as batatas até virarem um purê. Acrescente o leite com a cebolinha e misture bem. Experimente para ver se precisa de mais sal. Ponha no recipiente para servir. Corte um pedaço de manteiga com um dedo de espessura e afunde no topo do purê. Pegue o aipo e vá arrancando os talos até chegar nos menores, mais internos, onde ficam as folhas mais amareladas. Corte estas folhas e ponha por cima do purê, junto com folhas de agrião. Cara, é sensacional!

Receita de Bolo de Champs - Elysées

Ingredientes
2 cálices de licor de sua preferência
200 gramas de amêndoas (sem pele)
¼ de xícara de (chá) de mel
250 gramas de manteiga
100 gramas de farinha de trigo
300 gramas de açúcar
1 pitada de sal
6 ovos
Modo de Preparar
Passe as amêndoas no multiprocessador. Adicione metade do açúcar. Bata a manteiga com o resto do açúcar até obter um creme. Adicione a esses as amêndoas com o açúcar e, em seguida, os ovos um a um, sem parar de bater. Por fim, acrescente a farinha, o sal e o licor.
Bata muito bem e quando a massa estiver bem líquida, forre totalmente uma fôrma com papel-manteiga. Coloque a massa no papel-manteiga e leve ao forno médio para assar. Cubra com um pouco de mel e sirva. Para o papel-manteiga não escorregar na hora de colocar a massa, passe um pouquinho de manteiga na parte interna da assadeira.

Bolo de Guiness

Ingredientes
1 colher (sopa) de mistura de canela e erva doce
½ colher (sopa) de fermento em pó
1 quilo de mistura de frutos secos (passas, sultanas, figos, nozes pinhão e até amendoins)
250 gramas açúcar amarelo
250 gramas manteiga
½ quilo fde arinha
raspa de um limão
250 ml Guiness
3 ovos
Modo de Preparar
Derreter a manteiga com o açúcar e a Guiness numa caçarola. Acrescentar as frutas e deixar em fogo baixo por 10 minutos. Deixar arrefecer e acrescentar a farinha peneirada, fermento, especiarias e raspa de um limão. Bater os ovos e juntar à mistura mexendo com uma colher de pau. Colocar numa forma de 25 cm de diâmetro e cozinhar no centro do forno a 160º C por cerca de 1 hora e ¾ ou até estar cozido. Deixar arrefecer na forma.

Cozido com cerveja preta

Ingredientes
Ameixas pretas hidratadas com cerveja preta
Carne para cozinhar
Cerveja preta
Sal e Pimenta
Cebolas
Cenouras
Salsinha
Água
Modo de Preparar
Cortar a carne em pedaços pequenos. Picar as cebolas e cenouras. Colocar tudo na panela e cozinhar até todos que os ingredientes estejam macios. Juntar as ameixas pouco antes de servir.

Pão de bicarbonato

Ingredientes
1 colher (chá) de cremor de tártaro
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de sal
¼ xícara de açúcar de confeiteiro
4 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de iorgurte
Modo de Preparar
Preaquecer o forno a 220ºC (forno alto). Untar levemente uma forma redonda para bolos de 25cm aproximadamente. Peneirar a farinha, o bicarbonato, o cremor de tártaro e o sal juntos numa tigela grande. Colocar o açúcar, fazer um buraco no centro, juntar o iogurte e vá trabalhando a massa com um garfo até se formar uma massa suave. Colocar na forma preparada e cozinhar por 10 min. Reduzir o forno para 200ºC (forno médio alto) e cozinhar até que o pão esteja dourado escuro e firme ao toque (uns 45 minutos). Deixar esfriar um pouco antes de cortar. Tradicionalmente, esta receita é feita em forno a lenha ou lareira, mas está adaptada ao forno comum.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário