terça-feira, 3 de abril de 2012

Maneira prática de cozinhar legumes no vapor

Aprendi a cozinhar legumes assim num desses programas de televisão, mas não me lembro qual. Acho que foi no Globo Rural ou no Globo Repórter, não sei...

O cozimento a vapor preserva os nutrientes e o sabor dos alimentos e além de ser bem mais saudável, descobri outros dois benefícios: você economiza gás e panela (é uma panela a menos pra lavar... hahahh..).

É bem simples:

Primeiro você corta os legumes a seu gosto e coloca na tampa de uma panela que você vai usar para cozinhar alguma outra coisa. No caso, eu usei a tampa da panela do arroz que ia cozinhar.


Depois amarre a tampa bem firme com um pano de copa (deixe reservado um pano só para o cozimento a vapor, porque dependendo do legume poderá manchar o tecido). 
Se preferir, antes de prender com o pano, você poderá colocar pitadas de sal para salgar os legumes.


Aí é só tampar a panela e pronto.


Apenas tome cuidado, pois no cozimento junto com o arroz, por exemplo, a água pode transbordar e molhar os legumes, então, deixe um espacinho para saída de vapor até que a água baixe um pouquinho. Depois, tampe totalmente a panela.

Dependendo do legume é necessário retirar antes que termine o cozimento, senão eles ficarão muito cozidos. Dê uma olhadinha antes e se estiver a seu gosto, retire os legumes da tampa e pronto. Rápido e fácil!


Boa semana !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário