domingo, 29 de janeiro de 2012

FLOR DE FUXICO DUPLA

Flor de fuxico dupla com folhas de fuxico aplicadas em camiseta

 Esse passo-a-passo de flor de fuxico dupla vai pra as amigas que me escrevem todos os dias querendo aprender a fazer algo a mais com essa técnica tão brasileira que abre mil possibilidades de aplicações.
Para fazer a flor corte 5 círculos de 10cm, mais três de 7,5cm e um de 5,5cm. Se preferir você pode alternar os tons das cores para dar um toque mais especial.
Dobre o círculo maior ao meioComece a alinhavar a borda de baixo
Vamos começar dobrando os círculos maiores ao meio.Com bastante linha na agulha, comece a alinhavar a borda arredondada.

Complete o alinhavo com pontos pequenos

Puxe a linha para franzir

Costure o alinhavo com pontos pequenos para dar um franzido mais bonito.No final puxe a linha e faça o franzido. Observe como ficou. Dê um ponto pra segurar.

Costure as outras pétalas

Arremate com dois pontos

Na mesma linha continue costurando as outras pétalas até completar as cinco.No final junte as pontas e arremate com pontos firmes. A primeira flor está pronta.

Repita para a segunda flor
Feche as pétalas da segunda flor
Para a segunda flor use os círculos médios e proceda da mesma forma que a primeira flor.Sempre com a mesma linha, costure todas as pétalas e arremate com pontos firmes. A segunda flor está pronta.

Faça um pequeno fuxico para o mioloFeche o fuxico do miolo
Para o miolo faça um fuxico com o círculo menor.Com pontos mais espaçados ele fica com o miolo bem fechadinho. Arremate.

Costure as partes da flor de fuxico duplaAgora basta juntar todas as partes. Costure a flor menor na maior e o miolo no centro das duas. Ajeite bem as dobrinhas da flor para que ela fique encorpada.

E para o toque final…….. as folhas!!!!
Dobre o círculo médio duas vezesDobre as pontas para dentro
Para as folhas corte círculos de 10,5cm e dobre ao meio duas vezes, como na imagem.Depois dobre as pontas para o centro.

Alinhave a borda dobradaArremate a folha
Alinhave a borda arredondada e dobrada da folha.Termine arrematando com pontos firmes.

Depois é só costurar na parte de trás da flor dupla.
Com essa flor você enfeita bolsas, carteiras, camisetas, faz xuxinhas, tiaras e dá charme à uma porção de outras peças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário