domingo, 29 de janeiro de 2012

COMO FAZER UM BANQUINHO PARA OS PÉS
Otomanos, os banquinhos para apoiar os pésFim de dia,
sentar numa
poltrona confortável e
esticar os pés
é uma ótima idéia.

Para isso usamos o otomano, que é como um pufe, mas bem mais baixinho. Na verdade o otomano é mesmo um banquinho, ou uma banquetinha. Pois o otomano também pode ser uma peça muito charmosa, um destaque na decoração, e pode ser usada como uma mesinha de apoio, porque não? O importante é garantir elegância e bom gosto à essa peça, e você pode ter uma assim sem gastar os tubos.
Esse passo-a-passo fica bem mais fácil se você tiver ferramentas mais modernas, mas chaves de fenda e um pouco de força são o suficiente se você tiver boa vontade. Primeiro defina o tamanho que você deseja para o seu otomano e calcule as medidas proporcionalmente. Para o nosso modelo vamos considerar uma base de compensado redondo de 60 cm.

Materiais:
  • compensado redondo de 60 cm diâmetro
  • tecido para forro
  • espuma de alta densidade com 15 cm de altura
  • tecido para encapar
  • manta acrílica e manta soft para patchwork
  • entretelas e viés
Ferramentas:
Material necessário para fazer o otomano
  • faca serrilhada
  • cola rápida
  • cola de tecido
  • tesoura
  • chave de fenda
  • grampeador
  • pés com rodízios
Camadas da montagem do otomanoVeja ao lado a ordem das camadas que você vai usar para montar o seu otomano: compensado, espuma, mantas acrílicas, mantas soft, forro e tecido. Compre o compensado já cortado no formato e tamanho que você deseja. Com a faca serrilhada corte a espuma do mesmo tamanho do compensado. Repita o recorte nas mantas no mesmo tamanho do compensado, usando a tesoura. Corte o forro e o tecido da capa com 17 cm de diâmetro a mais da medida da base. Cole a espuma no compensado com cola rápida. Encaixe duas camadas de manta acrílica sobre a espuma e sobre elas duas camadas de manta soft.
Grampeie primeiro o forroVocê recortou o tecido do forro com 17 cm a mais que a base de compensado. Desenhe um círculo na parte inferior da base a 2 cm da borda e marque nessa linha 4 pontos em cruz como no esquema abaixo. Marque também no forro quatro pontos em cruz na borda. Vire a base com a espuma e as mantas e alinhe o forro de maneira que os pontos marcados se encontrem com os da base. Grampeie primeiro esses quatro pontos, esticando bem o forro para que ele ajuste nas mantas igualmente. Depois grampeie na metade entre esses pontos. Termine grampeando toda a volta como na imagem.
Esquema de como começar a grampearConfira no esquema como marcar os pontos em cruz na base, no forro e no tecido da capa.
Grampeie o tecido da capaFixe o tecido escolhido para a capa usando o mesmo procedimento de grampear primeiro os pontos em cruz.
Fixe um tira de entretelaPara dar um melhor acabamento, grampeie uma tira de entretela na lateral, sobre a base de madeira, em toda a volta. Isso irá reforçar a fixação do tecido.
Cubra a entretela com viés coloridoCole um viés com cola para tecido sobre a etretela para completar o acabamento. Se preferir você também pode decorar com detalhes como contas e miçangas. Esses detalhes ficam por conta do seu gosto pessoal.
Fixe os rodízios no seu otomanoDepois de encapado o seu otomano, fixe as rodinhas na base. Essas rodinhas você encontra em lojas de peças de marcenaria, inclusive com muitas opções diferentes.
Caso queira dar mais personalidade à sua banquetinha, escolha pés trabalhados e pinte numa cor que combine com o tecido.

Caso opte por fazer seu otomano retangular ou quadrado, mantenha o mesmo esquema de grampear o forro em cruz, para depois ir grampeando toda a volta. É essa a grande dica para você deixar a capa presa por igual e sem rugas e dobras irregulares.
Agora só não vai ter um otomano quem não quiser, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário